O 2019 CIK FIA Campeonato Europeu de Karting para as categorias OK e OK Júnior mantém o padrão habitual, com quatro provas realizadas na França, Bélgica e Suiça. A lista de 163 inscritos para a primeira ronda, em Angerville, confirma o interesse em ambas as categorias, 73 para a OK e 90 na OK Júnior. Estarão representados os cinco continentes, com pilotos de 36 países, com a maior parte a vir de França, Finlândia e Itália, mas também com muitos nomes vindos da Rússia, Espanha, Inglaterra e Suécia.

No que diz respeito aos pneus, a LeCont será a fornecedora oficial da categoria OK, com a VEGA a desempenhar o mesmo papel na OK Júnior. Os motores são distribuídos pela IAME, TM Racing e Vortex, estando homologados desde 1 de Janeiro.

O Circuito Gabriel Thirouin de Angerville foi escolhido para acolher o Grande Prémio de França de Karting, a primeira competição do ano, que se realiza de 19 a 21 de abril. Nas proximidades de Paris, a pista de Angerville torna a ser palco de uma prova internacional, após já ter recebido o Campeonato do Mundo de Fórmula A em 2006 e o Campeonato do Mundo de U18 (menores de 18 anos) em 2012. A pista de 1118 metros foi recentemente alvo de nova homologação, após ter recebido melhoramentos para corresponder aos ‘standards’ atuais, mantendo no entanto o seu caráter especial, como pista muito técnica e seletiva. Angerville é também conhecida como uma pista que sofre da instabilidade atmosférica, um fator sempre a ter em conta.

Lorenzo Travisanutto

Confronto de Gerações na OK 

Os Campeões de 2018, Lorenzo Travisanutto (Itália) e Hannes Janker (Alemanha), tal como os experientes Pedro Hiltbrand (Espanha), Alessandro Irlando (Itália), Noah Milell (Suécia), Luigi Coluccio (Itália), Harry Thompson (Inglaterra), Juho Valtanen (Finlândia), Dexter Patterson (Inglaterra) e Genis Civico Espona (Espanha), vão confrontar a geração ‘acabadinha’ de chegar da OK Júnior, de onde se destacam Taylor Barnard (Inglaterra), Gabriele Miní (Itália), Gabriel Bortoleto (Brasil), Kirill Small (Rússia), Dino Beganovic (Suécia), Dilano Van T’Hoff (Holanda), Matheus Morgatto Alvareuga (Brasil) e Sebastian Montoya (Colombia). Isto para além de outros nomes surpresa que podem surgir em Angerville.

OK Júnior Renovada e Cheia de Jovens Talentos

Não haverá falta de pilotos promissores em Angerville, tenham eles dois ou apenas um ano de experiência. Este é o caso para Thomas Ten Brinke (Holanda) Nikita Bedrin (Rússia), Rafael Camara (Brasil), Jamie Day (Inglaterra), Alexander Dunne (Irlanda), Conrad Laursen (Dinamarca), Arvid Lindblad (Inglaterra), Josep Martí Sobrepera (Espanha), William Silverholm (Suécia), Enzo Trulli (Itália), Laurens Van Hoepen (Holanda) e James Wharton (Austrália).

Convém também não esquecer a ambição dos ‘rookies’, Andrea Kimi Antonelli (Itália), Artem Severiukhin (Rússia), Brando Badoer (Itália), Ugo Ugochukwu (Estados Unidos), Martinius Stenshorne (Noruega), Lorenzo Patrese (Itália), Akshay Borha (Singapura) e Robert De Haan (Holanda).

Irá ser possível acompanhar esta competição através da app da CIK FIA Karting para iOS e Android.

Os treinos de qualificação iniciam-se na sexta-feira 19 de abril, entre as 13:30 e as 17:00. As mangas de qualificação correm-se no sábado 20 de abril, entre as 9:30 e as 18:20, estendendo-se depois até Domingo de manhã, entre as 10:30 e as 12:25. A Final da OK Júnior está agendada para Domingo às 13:50, seguida da Final da OK, às 14:50.

Texto e Fotos: Oficiais e CIK/KSP