Sáb. Out 24th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

CPK: Luis Alves ‘All The Way’

4 min read

Luis Alves

 

Luis Alves

Luis Alves marcou a diferença no pelotão da frente da categoria Júnior, durante a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Karting disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional da Região Oeste (KIRO). O piloto de Guimarães foi o mais forte na categoria em todo o fim de semana. Ontem, aos comandos do Kart Republic do Cabo Júnior Team, Luis Alves tinha feito a pole e vencido a primeira manga de qualificação e hoje repetiu ‘a receita’, ganhando a segunda manga de qualificação e triunfando à tarde na Final. O vimaranense, com as cores da Raíz Carisma, foi sempre o mais forte dos muitos e bons pilotos que a Júnior trouxe até ao Kartódromo da Região Oeste.

O que mudou de ontem para hoje foi a performance da concorrência de Luis Alves. Senão vejamos: na segunda manga de qualificação, começou por se destacar Duarte Pinto Coelho que no início da prova ‘disparou’ para o segundo lugar, seguido de Luis Leão (Exprit) e Henrique Cruz (Kart Republic). Com o decorrer da corrida matinal que ajudava a compor o alinhamento para a Final, vieram-se a destacar Henrique Cruz, que com um desempenho notável garantiu o segundo lugar, à frente de Miguel Silva (Praga), que numa prova que trouxe novos nomes às posições dianteiras viu o seu bom desempenho coroado com um top 4. A quinta posição foi uma agradável surpresa proporcionada por Diogo Martins, aos comandos de um Tonykart. Também com bons desempenhos na segunda manga de qualificação, estiveram Duarte Pinto Coelho (Tonykart), Luis Leão (Exprit), Lourenço Marques (Kart Republic) e Pedro Perino (Tonykart) foi sétimo depois de iniciar a prova na cauda do pelotão, seguido de um muito consistente Santiago Ribeiro (Birel ART). Numa prova intensa e acidentada, acabaram cá atrás Ivan Domingues (Mad Croc) e Tomás Ribeiro (Tonykart), muito por culpa do incidente que os envolveu na primeira volta. Também atrasado concluiu Duarte Pinto Coelho, mas o piloto da RAC foi condicionado por uma penalização de cinco segundos que o colocou no nono posto.

Na Final, enquanto Luis Alves arrancou para a primeira posição que manteve até ao fim, houve corrida a sério atrás de si, naquela que foi a prova mais espetacular do dia no kartódromo do Bombarral. Na primeira volta, Miguel Silva foi o destaque por ter subido até ao segundo lugar. O piloto do Paulo Pita Racing Team acabou na fase final da prova por não manter essa posição, concluindo ainda assim no quarto posto a sua bela corrida de hoje. Uma penalização acabaria no entanto por colocar o piloto de Palmela no quinto lugar, atrás de Lourenço Marques. Quem garantiu a segunda posição na Final foi Ivan Domingues, que saiu da quarta linha da grelha de partida para uma corrida de altíssimo nível. Na sua primeira temporada a tempo inteiro na Júnior, o jovem de Leiria esteve enorme aos comandos do Mad Croc, conseguindo impor-se na fase final da corrida a Henqique Cruz, outro dos ‘grandes’ da Júnior hoje no Bombarral. Aliás, verdade seja dita, Henrique Cruz esteve poderoso todo o fim de semana, sempre na luta pelos lugares do ‘palanque’.

Outro piloto em foco na Final foi Tomás Ribeiro. Depois de se ver envolvido num toque durante a segunda manga de qualificação com Ivan Domingues, o piloto do Junior Racing Team teve que correr de trás para a frente na Final Chegou onde era possível no tempo útil de prova e conseguiu salvar um sexto lugar na etapa primeira do Campeonato de Portugal de Karting KIA, apesar de no final ter tido uma penalização de cinco segundos por carenagem frontal danificada..

De um grupo de cinco agressivos pilotos que lutaram por cada centímetro de pista durante a Final, acabou por ser sétimo Pedro Perino (Tonykart), que tambem fez uma corrida de trás para a frente. Foi seguido de Santiago Ribeiro (Birel ART), Duarte Pinto Coelho (Tonykart), Luis Leão (Exprit) e José Barros (Kosmic). A luta entre estes todos foi intensa e o seu resultado uma incógnita até ao fim. Convém referir que Luis Leão e José Barros foram penalizados em cinco segundos por carenagem frontal danificada.

Já mais atrasados na prova, chegaram António Madeira (Kart Republic), David Sobreiro (Kart Republic) também com uma penalização de cinco segundos por carenagem frontal danificada e José Pedro Duarte (DR). Diogo Martins abandonou durante a 11ª das 17 voltas da corrida, como consequência do acidente em que acabou envolvido na partida, com vários outros pilotos

This slideshow requires JavaScript.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image/José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas