Luis Caetano

Estreando-se na categoria X30esta temporada no fim de semana com mais participantes para competir numa etapa do Campeonato de Portugal de Karting KIA, com 21 pilotos à partida da 4ª etapa, no Kartódromo Internacional de Viana, com organização a cargo do Clube Automóvel do Minho, Luis Caetano dificilmente poderia ter feito melhor.  A notável participação do piloto de Leiria, aos comandos de um Mad Croc já havia tido início no sábado, quando venceu a 1ª manga de qualificação na frente de concorrência de peso.

Ontem, na 2ª manga de qualificação, o piloto da cidade do Lis teve inicialmente que se submeter ao domínio de Guilherme de Oliveira, que cruzou primeiro a linha de meta aos comandos do Tonykart do QZ Kart Team. No entanto, uma penalização atribuída ao piloto de Vila Nova de Gaia por danos da carenagem, relegou-o para o 8º lugar, entregando a vitória a Luis Caetano. A 2ª posição foi para Lourenço Monteiro, no Tonykart do Cabo do Mundo Kart Team, enquanto que Mariana Machado (Praga) garantia o 3º lugar. Manuel Leão (Exprit) e Manuel Silva (Kart Republic) fecharam o top cinco e Tomás Caixeirinho (Kart Republic) ficou com a volta mais rápida da prova (44.619s).

À tarde, na Final de 17 voltas, Luis Caetano verdadeiramente dominou, vindo a vencer para concluir um fim de semana de sonho em Viana. Com excelente desempenho na Final, Manuel Leão levou o Exprit do Cabo do Mundo Kart Team ao 2º lugar, a 2.078s do vencedor, enquanto que Mariana Machado ficava com o derradeiro lugar do pódio, inicialmente entregue a Guilherme de Oliveira, que entretanto foi penalizado por ultrapassar em bandeiras amarelas. Ainda assim, o piloto de Vila nova de Gaia ficou com o 4º lugar e a volta mais rápida da corrida (44.491s). Lourenço Monteiro, que iniciou a Final na primeira linha ao lado de Luis Caetano, concluiu a prova no 5º posto. As classificações deste fim de semana em Viana podem ser vistas AQUI.

O Campeonato de Portugal de Karting KIA prossegue com a disputa da 5ª e derradeira etapa a 14/15 de setembro no Kartódromo de Baltar.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image/José Lourenço