Tomás Ribeiro

Com o Kartódromo Internacional de Viana a ser ontem palco para a conclusão da 4ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting KIA, em prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho, a categoria Júnior realçou a sua elevada competitividade, com o suspense da vitória a ir até além da bandeirada de xadrez. A prova teve vários atores principais, que nas diversas fases do dia foram desempenhando papeis de relevo.

Logo durante a manhã, destacou-se o leiriense Ivan Domingues, ao vencer a 2ª manga de qualificação, aos comandos do Mad Croc. Esta prova, teve vários líderes, desde logo Pedro Perino no Tonykart da Norma Racing Team, que decorrida a primeira volta foi superado por Luis Alves (Kart Republic), até que à oitava volta entrou em cena Ivan Domingues, para tomar conta definitiva do 1º lugar. O piloto do Mad Croc venceu com 0.132s de vantagem sobre Luis Alves, no Kart Republic do Cabo Júnior Team, que ainda assegurou a volta mais rápida da prova, em 46.309s. Tomás Ribeiro levou o Tonykart do Júnior Racing Team ao 3º lugar, seguido de Miguel Silva (Praga) e Henrique Cruz (Kart Republic).

Na Final, corrida durante a tarde, assistiu-se a uma intensa disputa pela liderança, entre Ivan Domingues e Luis Alves, com a vitória a sorrir ao piloto da cidade do Lis. No entanto, este viria a ser penalizado por condução anti-desportiva, o que tornaria Luis Alves candidato à posição. O problema é que fruto de danos na carenagem do Kart Republic do Cabo Júnior Team, o vimaranense tornou-se ilegível para o lugar o que colocou o 3º  classificado na pista, Tomás Ribeiro, como vencedor da prova.

Henrique Cruz também subiu lugares pelo bom desempenho em pista, garantindo o 2º lugar, após ter largado da 6ª posição, o que lhe permitiu cumprir a promessa de dar um pódio ao seu pai no dia do aniversário, celebrado ontem. Mesmo com a penalização de cinco segundos, Luis Alves assegurou a derradeira posição no pódio. Ivan Domingues foi 4º e detentor da volta mais rápida da corrida (46.349s), enquanto que Luis Leão fechou o top cinco no Exprit do Cabo do Mundo Kart Team. As classificações deste fim de semana em Viana podem ser vistas AQUI.

O Campeonato de Portugal de Karting KIA prossegue com a disputa da 5ª e derradeira etapa a 14/15 de setembro no Kartódromo de Baltar.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image/José Lourenço