Seg. Out 19th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Diego Frutuoso Tem Estreia Positiva em Portugal Num Verdadeiro Kartódromo

3 min read

 

Inserido numa das estruturas mais consistentes do karting em Portugal, a Norma Racing Team, o angolano Diego Frutuoso estreou-se a competir no nosso país, na categoria Júnior, tendo estado presente no passado fim de semana na 3ª jornada dupla do Troféu Rotax, no Kartódromo de Baltar, a cerca de 30 kms da cidade do Porto.
O jovem piloto angolano está no seu 5º ano de competição no karting, tendo chegado à modalidade fruto da paixão pelo automobilismo e vontade de seguir os passos do seu piloto preferido, um angolano entretanto já falecido. Em Angola, o Diego foi campeão nas categorias Micro, Mini, Júnior e é-o em título na Max, sendo atualmente o líder do campeonato nessa mesma categoria em Angola.

Em Portugal, com o apoio da Angostone, estreou-se no passado fim de semana num verdadeiro kartódromo, já que no seu país as corridas de karting se disputam em traçados urbanos. Na pista de Baltar, ainda que os resultados não fossem a principal preocupação, o jovem angolano impressionou pelo seu ritmo e também pela rápida adaptação ao traçado, um dos mais técnicos do nosso país. Nas palavras da sua mãe, Sheila Frutuoso, “O Diego encontrou aqui verdadeiras condições para evoluir como piloto. A organização é ótima, as regras cumprem-se, diferente do que se passa em Angola em que há um longo trajeto a percorrer. Este fim de semana, a competir contra 15 pilotos, em Angola corre contra dois ou três, o Diego aprendeu mais que em cinco anos de karting. Até ao fim do ano, corre a derradeira prova do campeonato em Angola, pois quer ser Campeão, corre a última jornada dupla do Troféu Rotax e a Copa Rotax em Zuera, em Espanha. Para o ano que vem estamos a estudar a possibilidade de correr o Troféu Rotax e o Campeonato de Portugal de Karting.”

Em dois dias de competição, Diego Frutuoso correu na categoria Júnior, das mais exigentes do Troféu Rotax. No sábado, efetuou o 12º tempo dos treinos cronometrados, ficando a 1.243s da pole position, o que tendo em conta a sua inexperiência num kartódromo, não deixa de ser notável. Nas duas corridas de sábado, garantiu a 14ª posição. No Domingo, o jovem angolano fez o 14º tempo nos treinos cronometrados, mas depois conseguiu um fantástico 10º lugar na Corrida 1 e foi 14º na Corrida 2. De qualquer forma, na supercompetitiva categoria Júnior, tendo em conta a sua total inexperiência num verdadeiro Kartódromo, e ainda considerando que a pista de Baltar não é a ideal para uma estreia, o desempenho de Diego Frutuoso não deixa de ser notável.

“O karting aqui é muito mais competitivo, tem muito mais concorrentes, por isso é mais difícil”, disse Diego Frutuoso. “Há muito mais regras que em Angola, é muito diferente do que se pratica lá. Aqui aprende-se muito mais. Prefiro correr aqui e espero continuar a fazer isso. As corridas aqui foram difíceis, no sábado arranquei de trás, passei alguns pilotos, mas depois empurraram-me e caí para último. Na Corrida 2, foi mais ou menos igual. No Domingo, andei bem na Corrida 1, pois saí de último e fui até 10º. Na Corrida 2, a corrente saltou, tive que parar. O balanço é muito positivo.”

Texto: ©ComuniKart
Fotos: ComuniKart/VVL Sport Image

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas