Estava a equipa da Karting Global presente em Valencia e a falar com os portugueses e não só, no paddock do Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, palco da IAME Winter Cup, quando nos deparámos com uma cara conhecida a entrar para a tenda de uma das mais importantes estruturas no karting de alta competição, a PDB Racing de Peter De Brujn. Ao entrarmos na tenda confirmámos mesmo que se tratava de Jan Lammers, um ex-piloto de Fórmula 1 e um dos nomes na história dos vencedores das míticas 24 Horas de Le Mans.

Foi em 1988 que juntamente com Johnny Dumfires e Andy Wallace, Jan Lammers aos comandos de um Jaguar Silk Cut, incrito pela TWR do malogrado Tom Walkinshaw, venceu a mítica prova francesa, depois de um total de 13 horas ao volante. Mais tarde, Lammers criou ainda a Racing For Holland, uma equipa que também participou da ‘mãe de todas as corridas’ com um Dome S101-Judd, que se tornou famoso pela invulgar decoração ao estilo tabuleiro de xadrez, em que nos quadrados pretos e brancos figuravam os nomes de pequenos patrocinadores.

Seguindo e Orientando os Passos de René Lammers

Já ausente das corridas como piloto, embora ainda um ‘jovem’, aos 63 anos Jan Lammers segue agora um novo propósito, orientar o seu filho René, que esteve entre os participantes da X30 Mini, na IAME Winter Cup de Valencia. O primeiro detalhe nesta ligação que salta à vista é a decoração do kart do pequeno René, idêntica à que se tornou famosa no projeto Racing For Holland.

René Lammers – PDB (Parolin/X30/Komet)

Durante todo o fim de semana, foi sempre Jan lammers quem esteve ‘às voltas’ com a preparação do Parolin do pequeno René, assim como ao lado do jovem holandês nos parques de partida e fechado. Como é óbvio, o jovem piloto é um privilegiado, não só por poder contar com o apoio e enorme experiência competitiva do seu pai, como também por ter um mecânico verdadeiramente especial.

Apenas a título de pormenor, René Lammers concluiu a sua presença na X30 Mini da IAME Winter Cup no 14º lugar.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image (José Lourenço, Jorge Cabrita) e Arquivo