O arranque da temporada na IAME X30 Euro Series foi um sucesso, não só na pista onde ficaram registadas corridas espetaculares, proporcionadas por alguns dos melhores pilotos de karting a nível mundial, mas também no ‘paddock’, graças ao excelente trabalho organizativo colocado no terreno pela RGMMC.

Em termos técnicos, para além de todas as outras categorias, a Shifter passou a utilizar a partir deste evento os carburadores Tillotson, enquanto que na Júnior e Sénior foi efetuada uma atualização para o uso de um kit obrigatório da IAME que inclui as versões recentes no que diz respeito a filtro de ar e escape.
Como habitualmente vem sucedendo, o evento foi transmitido em ‘live streaming’ durante todo o fim de semana, sempre em alta definição.

Freddie Slater (KR/IAME/Komet) Fusion – Mini

Freddie Slater Impõe-se na Mini

Mais rápido no Qualifying, vencedor em todas as mangas de qualificação e Pré-Final, Freddie Slater (Fusion) confirmou todos os indicadores anteriores ao vencer também a Final da Mini no Domingo. O britânico exibiu-se a um nível muito forte, saindo da pole position para confirmar o seu primeiro sucesso da temporada na Euro Series, superiorizando-se ao piloto do Panamá, Sebastian Ng (Team Driver Racing Kart) e ao espanhol Lucas Fluxa (Praga Espanha Motorsport). Leo Robinson (Fusion), apesar de assumir a liderança na Final saindo da segunda linha, acabou por perder terreno durante a prova, vindo a concluir no 4º posto. O holandês René Lammers (PDB) concluindo na 5ª posição um fim de semana em que esteve sempre muito forte.

Na classificação após a primeira de quatro etapas na competição, Freddie Slater é líder na Mini com 89 pontos, seguido de Sebastian Ng com 84 e Leo Robinson com 82.

Jason Leung (Kosmic/IAME/MG) KR-Sport – Júnior

Jason Leung Vence A Júnior Na ‘Dobradinha’ da KR-Sport

Na classe Júnior viu-se nomes diferentes no topo da classificação, em todas as fases que levaram à Final de Domingo. O sueco Wigot Edqvist (Strawberry Racing) estabeleceu o melhor tempo na sexta-feira, o britânico Josh Rowledge (Strawberry Racing) liderou a classificação provisória após as mangas de qualificação e Joseph Taylor (Coles Racing) venceu na Pré-Final.
A Final produziu um quarto vencedor diferente, o canadiano Jason Leung (KR-Sport), que venceu na frente do companheiro de equipa, Oliver Bearman. O Top 10 foi parcialmente atualizado no Final da corrida em virtude da aplicação de algumas penalizações, o que veio a afetar Edqvist (24º), Kris Haanen (13º), Joseph Taylor (14º), Lucas Leistra (18º) e Cian Sheilds (19º). Consequentemente, Marcus Luzio (Alonso/IAME/MG) recuperou a 3º posição, à frente de Oliver Gray (Dan Holland Racing). Freddie Spindlow (KR-Sport) garantiu o 5º lugar.
Decorrida a 1ª etapa, Jason Leung é o líder na Júnior com 85 pontos, seguido de Oliver Bearman (84) e Oliver Gray (82).

Callum Bradshaw (Exprit/IAME/MG) Fusion Motorsport – X30 Sénior

Callum Bradshaw Vence na Sénior

Numa categoria que se correu com muita intensidade, o líder das mangas de qualificação, Lewis Gilbert (Persistence), venceu a Pré-Final antes de ser líder na volta inicial da Final. Vindo do 3º lugar da grelha de partida, Callum Bradshaw (Fusion Motorsport) ganhou a posição ao holandês Niels Koolen (Evolution) antes de ambos se sobreporem a Gilbert, na 2ª volta. O trio da frente abriu distância para o resto do pelotão, incluindo Elie Goldstein (VDK) e Mark Kimber (Strawberry Racing). Com o desenvolver da corrida, Clayton Ravenscroft (KR-Sport) superou Kimber para o 3º lugar, enqunto o Campeão em título da Euro Series se viu envolvido numa batalha com Joey Van Splunteren (Evolution). O holandês superou o seu rival e aproximou-se de Ravenscroft a duas voltas do fim. na última volta, os dois acabaram por se tocar, abrindo a porta a Kimber, que garantiu o derradeiro degrau do pódio. Na frente, foi Callum Bradshaw quem venceu, na frente de Niels Koolen. Joey Van Splunteren e Lewis Gilbert fecharam o top cinco.
Nas contas da Sénior, segue líder Callum Bradshaw com 87 pontos, seguido de Niels Koolen (85) e Lewis Gilbert (82).

Philipp Seewer (Kosmic/IAME/MG) Spirit-Racing.CH – Shifter

Philipp Seewer em Alta na Shifter

Philipp Seewer (Spirit-Racing) concluiu o fim de semana da melhor forma na categoria Shifter. O piloto suíço começou bem desde logo vencendo a Pré-Final, umas horas mais tarde ‘deitando a mão’ ao troféu da Final. O Campeão em título da Euro Series, Thierry Delré (Delré Racing/Mach1 Motorsport), garantiu o segundo lugar do pódio. A terceira posição foi para outro piloto suíço da Spirit-Racing, Kevin Ludi, que se impôs na frente de Dioniss Liveris (Daems Racing Team) e Michel Biffiger (Spirit-Racing).

Texto: ©Guillaume Alvarez
Tradução: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©Alex Vernardis/The Race Box