Juan Cota – Kart Republic Spain (Kart Republic/X30/Komet)

De entre os 34 participantes presentes em Valencia para a disputa da IAME Winter Cup na categoria X30 Mini, 13 deles eram espanhóis. Aqui vos apresentamos um resumido comentário à sua participação, que faz todo o sentido, já que a Karting Global acompanhará em 2019 todo o calendário oficial de karting do país vizinho, dando assim também a visibilidade possível aos ‘nuestros hermanos’ que mais se destaquem em competições internacionais.

Juan Cota Um Super Talento em Ascensão

Entre os muito jovens e ainda mais competitivos pilotos da categoria X30 Mini, sobressaiu Juan Cota, aos comandos do Kart Republic do importador espanhol. Sempre entre os mais rápidos, embora não tenha sido o mais veloz dos espanhóis no Qualifying, Cota saiu das mangas de qualificação com um 7º, 5º e 6º lugares, para depois no Domingo de manhã ser 4º na Pré-Final. Na Final, esteve sempre envolvido na luta pela vitória, junto de um pelotão de meia dúzia de karts bastante aguerridos. Chegou a rodar em segundo durante a prova, mas na última volta acabou por perder um pouco de ritmo e com isso duas posições. Acabou em 4º, à ‘porta’ do pódio e como melhor espanhol.

Adrián Benito – Praga España Motorsport (Praga Piccolo/X30/Komet)

5º, 6º e 7º Foram Também Espanhóis

Adrián Benito foi outro dos pilotos do país vizinho em destaque no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero. Com o 8º tempo no Qualifying, o piloto da Praga España foi 8º e 7º nas duas primeiras mangas de qualificação de sábado. No entanto, a sua continuidade na prova esteve em risco na derradeira manga, em virtude de um aparatoso acidente que envolveu vários karts (entre eles o da portuguesa Maria Germano) e no qual o kart de Benito capotou, deixando o piloto bastante maltratado (imagens na galeria deste post). Embora na altura se tivesse temido que houvesse danos físicos, Benito recuperou bem e partiu no recomeço da prova que havia sido interrompida com bandeira vermelha. Concluiu em 16º. No Domingo de manhã, mostrou-se totalmente recuperado do ‘susto’ e foi 8º na pré-Final. Na Final, saindo da mesma posição, Benito mostrou-se ao seu melhor nível, concluindo em 5º, logo atrás do compatriota Cota.

Denis Curavale – EKR Factory Team (EKR/X30/Komet)

Inserido na equipa oficial EKR, Denis Curavale esteve em crescendo no fim de semana, tendo como ponto alto da sua prestação a 6ª posição na Final, de onde havia largado em 9º. No entanto, temos mesmo que destacar o seu desempenho na Pré-Final, já que começou em 25º lugar e fez ‘um corridaço’, recuperando 16 posições. Aliás, já no dia de sábado, o espanhol tinha estado sempre a correr ‘atrás do prejuízo’ de um Qualiying caótico, de onde saiu com o 34º e último tempo. Nas mangas de qualificação havia sempre feito excelentes corridas, saindo da cauda do pelotão para ser 22º, 31º e 21º. Foi sem dúvida um dos mais combativos espanhóis da X30 Mini em Valencia.

Edu Lliteras Robinson – Fusion Motorsport (Kart Republic/X30/Komet)

Durante todo o fim de semana, Edu Lliteras Robinson foi dando muito boas indicações em pista, transparecendo a ideia de que provavelmente seria um dos melhores espanhóis da X30 Mini no fim de semana da Winter Cup em Valencia. Aos comandos de um dos muito competitivos Kart Republic/X30/Komet da Fusion Motorsport, o jovem piloto foi 4º no Qualifying e saiu das mangas de qualificação de sábado, 6º por duas vezes e 7º. Na Pré-Final manteve a 7ª posição, garantindo um lugar na 4ª linha para a Final. Na prova decisiva, foi muito consistente e num pelotão extremamente aguerrido, concluiu no mesmo lugar de onde havia partido.

Alberto Gonzalez Hurtado – BRT (Tonykart/X30/Komet)

Hurtado O Melhor no Qualifying, Fluxa À Porta do Top 10

Alberto Gonzalez Hurtado foi o primeiro dos espanhóis a brilhar na X30 Mini durante a IAME Winter Cup. Aos comandos do Tonykart da BRT, o espanhol foi rápido no Qualifying, cotando-se como o 2º melhor, a seis milésimas da pole position obtida pelo britânico Freddie ‘See You’ Slater. Depois desta impressionante prestação, Hurtado manteve a excelente performance, saindo do dia de sábado com dois 2º lugares e um 5º nas mangas de qualificação. Na Pré-Final, no entanto, caiu três posições, arrancando de 5º para a Final, na qual também não conseguiu manter os níveis de performance anteriormente demonstrados, concluindo em nono, ainda assim dentro do top 10.

Lucas Fluxa – Praga España Motorsport (Praga Piccolo/X30/Komet)

Referência ainda para as prestações de outros pilotos espanhóis. Lucas Fluxa, no Praga da Praga España Motorsport, concluiu a Final em 11º depois de uma espetacular corrida em que recuperou nove posições, trabalho a que foi sujeito depois de ficar em 20º na Pré-Final. Nas mangas de qualificação havia sido 3º  10º e 12º.

Também Guillermo Martinez-Aci Delgado teve prestação positiva, sendo 12º na Final para a qual havia saído de 16º.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image (José Lourenço, Jorge Cabrita)