Maximus Mayer – Fusion Motorsport (Kart Republic/X30/MG)

A categoria X30 Júnior era uma daquelas em que se esperava que a ‘armada’ espanhola estivesse muito forte, o que acabou por não acontecer. Nomes como Josep Martí Sobrepera, que havia brilhado na semana anterior na primeira etapa da WSK Super Master Series e ainda do seu companheiro de equipa na FA Racing Spain, Miguel Luzârraga Peiró eram alguns dos mais fortes, isto sem descartar o talentoso Santi Vallve, inserido na Kart Republic Spain. Também quem poderia impressionar era Maximus Mayer, inserido na fortíssima Fusion Motorsports, equipa que extrai notáveis performances do equipamento Kart Republic.

Acabou mesmo por ser Maximus Mayer quem se expressou melhor em resultados na categoria, durante a prova realizada no valenciano Kartódromo Lucas Guerrero. O piloto da Fusion Motorsport foi 10º na Final, prova para a qual havia saído do 17º lugar. Em termos gerais, Maximus Meyer teve um bom desempenho no fim de semana, apesar de o Qualifying não lhe ter corrido bem, já que não foi além do 35º melhor tempo. Nas mangas de qualificação, foi sempre em crescendo, garantindo as 12ª, 13ª e 7ª posições, o que lhe proporcionou um lugar na 10ª linha (20º) à partida para a Pré-Final. Na corrida que decide as posições de partida na Final, Maximus Mayer foi como referido anteriormente o 17º.

Josep Martí Sobrepera – FA Racing Spain (FA Kart/X30/MG)

Um dos pilotos espanhóis, na categoria X30 Júnior, que detinha algum favoritismo à partida para a edição 2019 da IAME Winter Cup era Josep Martí Sobrepera, que este ano está a competir na WSK Super Master Series, inserido na equipa de fábrica da Tonykart e que na etapa de Lonato foi na pista o primeiro a cruzar a linha de chegada na OK Júnior, embora posteriormente uma penalização lhe tinha retirado a vitória. Em Valencia inserido na estrutura oficial de Fernando Alonso, a FA Racing Spain, Sobrepera concluiu a Final na 16ª posição. Durante o fim de semana, deixou algumas boas indicações quanto ao seu ritmo, fazendo o 10º tempo do Qualifying, além de concluir uma das mangas de qualificação em 3º. Também na Pré-Final teve um bom desempenho, sendo 20º, depois de ter iniciado a corrida em 30º.

Lucas Pons – CRG SPA (CRG/X30/MG)

Lucas Pons, Sergio Ruiz Alvarez e Santi Vallve Dentro do Top 20

Outros nomes houve de entre os participantes espanhóis que se destacaram no fim de semana de Valencia. Aos comandos de um CRG oficial, Lucas Pons concluiu a Final no 17º posto, após ter iniciado a corrida do 24º lugar. No Qualifying as coisas não lhe correram bem, sendo apenas 39º. Depois, nas mangas de qualificação foi 14º, 15º e 10º, o que lhe deu um lugar na 13ª linha da Pré-Final.

Sergio Ruiz Alvarez – Monlau Competicion (Fernando Alonso/X30/MG)

Sergio Ruiz Alvarez foi 18º no Fa Kart/X30/MG da Monlau Competicion. Também teve uma boa prestação na Final, na qual saiu do 21º lugar. A correr na mesma equipa do português Pedro Perino, Alvarez foi 14º no Qualifying e trouxe as 14ª, 12ª e 11ª posições das mangas de qualificação. Na Pré-Final saiu de 23º para ser 21º.

Santi Vallve – Kart Republic Spain (Kart Republic/X30/MG)

O talentoso Santio Vallve era outra das ‘apostas’ espanholas para a categoria X30 Junior. O piloto da Kart Republic Spain foi 12º no Qualifying e depois 9º e 8º nas duas primeiras mangas de qualificação. A derradeira destas provas seletivas não lhe correu bem, concluindo em 15º. No Domingo, na Pré-Final de onde saiu em 18, não conseguiu subir a acabou mesmo pior, em 22º. A super competitiva Final não lhe deu grandes chances de subir na classificação, mas ainda assim conseguiu ser 20º.

Uma última referência para Miguel Luzárraga Peiró, que durante todo o fim de semana aparentou ser o piloto do país vizinho melhor colocado para um bom resultado. Inserido na FA Racing Spain, o piloto basco foi o 5º mais rápido no Qualifying, garantindo no sábado a 8ª, 2ª e 16ª posições nas mangas de qualificação. Saindo de 13º na Pré-Final, Peiró foi 5º. Na Final, o motor do seu Fernando Alonso não quis colaborar no arranque para a volta de apresentação e o piloto acabou por tomar posição no final da grelha de partida. Fez uma enorme corrida, concluindo em 4º, mas com imensos toques à mistura e o bico com marcas, acabou por ser penalizado, caindo para o 28º lugar.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image (José Lourenço, Jorge Cabrita)