Karting, ponto de partilha de pais e filhos.
2 min read
Que outra modalidade junta em pista tantos pais e filhos? Que outra modalidade passa de geração em geração a mesma paixão?
O Karting, sendo uma modalidade cara, consegue trazer para as pistas gerações de apaixonados que neste desporto espelham a sua paixão.
É no promotor do Campeonato Portugal de Karting e nas escolas de karting, que actualmente existem em quase todos os kartódromos nacionais, que os pais podem dar a conhecer esta modalidade aos seus pequenotes, através da classe de Iniciação. É um trabalho louvável que requer muita paciência e um cuidado redobrado no ensino, na formação. Trabalho que muitas vezes não têm seguimento, pois por vezes a paixão dos pais é maior do que a dos jovens pilotos, que impelidos por essa paixão, se iniciam nesta modalidade, mas ao fim de algum tempo perdem o interesse. Outros há que tendo o dote natural, não reúnem condições financeiras para seguirem em frente.
Contudo nos que seguem em frente, isso só é possível graças aos Pais, sendo na grande maioria das vezes o Avô/Pai/Mãe o seu primeiro mecânico e treinador. Com eles partilham vitórias, desilusões, aprendem a lidar com a frustração da derrota… Estas são lições para a vida, que ajudam a formar o carácter.
Jovens que deixam de ser miúdos quando colocam o capacete, transformam-se, cortam o cordão umbilical e ficam independentes. A partir desse momento são eles que dirigem a sua corrida. Tal como na vida, a pista é o caminho a seguir e eles têm de aprender a segui-lo sozinhos, apesar de saberem que o avô/pai/mãe se encontra à distancia de um olhar. É nas pistas que aprendem, mas sempre ladeados pelo Pai na grande maioria das vezes.
O que seria do Karting sem os pais, o que seria do karting sem a paixão que cada pai deposita no seu jovem filho piloto, o que seria do Karting sem o “paitrocínio”?
Hoje 19 de Março dia do Pai, a kartingglobal.com, felicita todos os pais.
Todos os que pela sua paixão fazem desta modalidade o que ela é.
Uma escola de pilotos, mas a cima de tudo uma escola de vida, uma escola de homens.
Texto José Lourenço
Fotos José Lourenço