Sáb. Out 24th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Kartódromo de Viana do Castelo

3 min read

O Kartódromo de Viana do Castelo, é um dos espaços de referência para a prática da modalidade no nosso país. Situado na bela região do Minho, 4 quilómetros a sul de Viana do Castelo, apresenta-se como uma excelente proposta para a prática da modalidade, não só para as gentes da região nortenha de Portugal, mas também para o país vizinho, já que a região espanhola da Galiza está praticamente a uma hora de viagem.

A pista foi criada em 1999 e é actualmente explorada pela RIAKART, empresa de referência no sector do karting no nosso país, com forte implementação não só na venda de componentes como também no mercado dos karts de aluguer e competição.

A Pista

O complexo do Kartódromo de Viana do Castelo tem essencialmente duas pistas: aquela que poderemos chamar de principal, com uma extensão de 1117 metros e 9 metros de largura constante (Grau 1) e uma outra mais pequena, com 468 metros de extensão e 8 de largura constante.

A possibilidade de ‘juntar’ as duas pistas é real e, nesse caso, passamos a contar com um ‘mega’ traçado de karting com um total de 1565 metros. Mas a polivalência da proposta deste kartódromo para os seus clientes vai bem mais além destes dois traçados, já que as curvas e contracurvas deste excelente complexo desportivo a céu aberto permitem optar por não menos de 9 versões diferentes de pista, o que diz bem da versatilidade da oferta.

Completo e Bem Preparado

O Kartódromo tem competência a todos os níveis na disponibilidade das melhores condições para a prática do karting, seja na vertente lazer ou competição e no caso da segunda, vale tanto para as, tão em moda provas de resistência em que a preferência em Portugal vai para os karts de 4 tempos, ou para os eventos de competição ao mais alto nível, com os potentes kart que em diversas categorias se inserem nas classes de regulamento CIK-FIA, pelos quais se regem os utilizados nomeadamente no campeonato nacional da modalidade. Desde os primórdios da sua existência, o Kartódromo de Viana do Castelo foi inúmeras vezes um dos escolhidos para etapas do campeonato nacional de karting e de outras competições de prestígio em Portugal, como o Troféu Rotax.

A pista apresenta-se bem equipada, com um vasto número de boxes, para que em lazer ou competição, os utilizadores dos karts tenham um espaço personalizado para poderem guardar e trabalhar os seus equipamentos. Além das boxes no primeiro piso do edifício principal, há ainda outras que se encontram em distintas partes junto ao traçado.

As capacidades do kartódromo evidenciam-se logo à chegada a este excelente complexo, que tem à disposição dos seus clientes um amplo espaço de estacionamento, todo ele em asfalto.

Devidamente preparado para receber competições de karting ao mais alto nível, o Kartódromo de Viana do Castelo conta ainda com um posto médico, amplas divisões de balneários e várias salas de apoio a eventos, com por exemplo a de cronometragem, imprensa e vip. A Recepção do kartódromo está instalada no Restaurante/Bar, espaço que aqui lhe apresentamos em área separada. Também em área separada, lhe mostramos outro espaço deste complexo desportivo, a loja RIAKART.

Como já anteriormente referimos, o Kartódromo está a cerca de 4 kms a sul da cidade de Viana do Castelo, uma das mais belas, não só do Minho como de todo o país, recheada de monumentos históricos e pontos de interesse turístico e cultural. O Kartódromo de Viana do Castelo também tira benefício da proximidade com esta importante cidade, nomeadamente no que diz respeito à fácil possibilidade de alojamento. Nas proximidades do kartódromo, há cerca de duas dezenas de hóteis, que facilitam as soluções de alojamento para quem se desloque à pista e pretenda passar pelo menos uma noite na cidade.

This slideshow requires JavaScript.

Texto: Jorge Cabrita
Fotos: José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas