Kartódromo de Viana recebe Campeonato Mundial de Kart

0
Viana do Castelo

O Campeonato Mundial de Kart iniciou-se em 2005 como Campeonato Mundial de Kart Indoor (também conhecido como IKWC), em 2012 sofre algumas mudanças organizacionais, e pela primeira vez passa a chamar-se Campeonato Mundial de Kart.

A primeira prova realiza-se em Phoenix no ano de 2005, no Arizona, EUA na pista de F1 Racing Factory e aí se repete durante três anos.

Em 2008 rumam até há pista de Worldkarts em Kortrijk, Bélgica. Em 2009 foi Macaé, perto do Rio de Janeiro, numa pista especialmente construída dentro de um centro de convenções por um período de trinta dias graças à contribuição da Petroleum & Enegery PETROBRAS, um patrocinador local.

Em 2010 regressão a Phoenix e em 2011 voltam há Bélgica desta feita ao circuito de Eupener Karting, 2012 o KWC ruma até há Alemanha, ao Daytona Kart Essen. Em 2013 o anfitrião foi a grande pista de Racehall Aarhus, na Dinamarca, nesta prova participou o conhecido piloto de Karts e F1, Giorgio Pantano, com sua equipe da CRG. Pela primeira vez pilotos indoor iriam defrontar pilotos outdoor, pois o todas as provas eram realizadas em circuitos indoor dai o nome de IKWC, também nesta prova a grande novidade foi a utilização dos motores Honda 390 com 13CV de potencia, como curiosidade o vencedor foi o Belga Robin Borremans, sendo o segundo o português Filipe Vieira e o terceiro Jannick Nielsen da Dinamarca.

Em 2014 regressão à América do Sul sendo a pista escolhida a FIA/CIK em Campinas, perto de São Paulo, pela primeira vez a organização escolhe uma pista descoberta e volta a utilizar karts 390 com 13CV, em 2015 é a vez de Itália receber o KWC, no circuito Indoor e outdoor de Camerano, tendo sido utilizados os karts KZR Padle Shifter, com 18CV. Martinsicuro é a pista escolhida em 2016, esta também em Itália e mais uma vez os karts são os KZR, máquinas que encantaram organizadores e pilotos, marcando um ponto de mudança neste evento.

Espanha com o circuito de dois pisos ao ar livre em Rivas, Madrid recebeu em 2017 a caravana do Kart World Championship e desta vez utilizaram os Dino Karts com 13 CV.

Em 2018 rumaram direcção ao Silver Go Kart Center, na Polônia, em 2019 voltam novamente aos estados unidos desta vez há pista Victory Lane Karting, em Charlotte.

Viana do Castelo é a cidade escolhida pela organização para 2020, sendo o Kartódromo de Viana o palco que irá receber esta prova, onde se podem contar em média com 200 pilotos oriundos de mais de 20 países. Os karts a serem utilizados são os Sodi 390cc 13Cv.

A prova terá inicio dia 17 de Julho com os treinos oficiais, dia 19 de Julho será a COPA DAS NAÇÕES e de 21 até sábado dia 25 de Julho realiza-se o CAMPEONATO MUNDIAL INDIVIDUAL DE KART

Uma acção louvável da parte da organização que chama para o nosso país mais um evento internacional, dinamizando hotelaria, restauração e comercio local, colocando Portugal nomeadamente a linda cidade de Viana do Castelo no calendário dos grandes eventos internacionais de karting.

Para qualquer informação aqui fica o link do Campeonato Mundial de Kart;

https://www.kartworldchampionship.com/