Qua. Out 21st, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Kartódromo Virtual de Palmela Avança A Bom Ritmo

3 min read

 

O Kartódromo de Palmela (KIP) vai ter uma versão virtual, muito em breve disponível no simulador Automobilista, da Reiza Studios. Tal como a Karting Global vem anunciando, esta será a primeira pista de karting oficialmente encomendada por um kartódromo para um simulador, estando nesta fase apenas a ser desenvolvida para o Automobilista, mas planeada também para numa fase posterior fazer parte também de outro título de referência, o rFactor 2.

Grid Kart Brasil Trabalhando Afincadamente no Projeto

Neste momento, todo o trabalho de base do traçado está basicamente feito, tendo-se já iniciado um novo estágio do mesmo, que passa pelo aperfeiçoamento nos detalhes e nos desníveis da pista. Já foi feito um trabalho bastante rigoroso no que diz respeito às costuras da pista, com grande foco na redução dos polígonos da mesma (sem perder qualidade), para que possa funcionar de forma bastante fluída mesmo em computadores de placa gráfica/vídeo mais limitada.  Neste momento, também já se procedeu à inserção dos vários tipos de corretores que estão presentes no Kartódromo de Palmela e que serão fielmente reproduzidos na sua versão virtual. Ainda se trabalha no aperfeiçoamento das texturas, mas essencialmente todas estas fases do projeto estão bastante adiantadas. De acordo com o planeamento da Grid Kart Brasil, é bem possível que durante a semana que vem se possam começar a efetuar os primeiros testes dinâmicos na pista.

Silvano Silva é quem na Grid Kart Brasil está encarregue pelo trabalho de desenvolvimento do Kartódromo Virtual de Palmela

Grid Kart Brasil Reconhecida pela Confederação Brasileira de Automobilismo

A Grid Kart Brasil foi recentemente reconhecida oficialmente pela CBA, Confederação Brasileira do Automobilismo, pelo seu notável trabalho na recriação de kartódromos virtuais com base em pistas reais. A entidade que gere o automobilismo no Brasil, equivalente no nosso país à FPAK, celebrou um acordo com esta estrutura, que passa por várias iniciativas, entre elas a possibilidade de ter no website oficial todas as pistas brasileiras desenvolvidas pela GKB. Assim sendo, a CBA passa a utilizar todos os traçados oficialmente para treinos, dando a possibilidade aos pilotos daquele país de reconhecer as pistas virtualmente. Este enorme passo vem facilitar a vida aos que corram provas oficiais de karting no Brasil e que estejam geograficamente longe das pistas, já que desta forma podem reconhecer e treinar nas mesmas a partir de casa. Esta é aliás, umas das vantagens do automobilismo virtual, algo que no Brasil já passou a fazer parte das rotinas de uma grande percentagem dos pilotos de automobilismo no ativo.

Algumas Imagens e Video do que Já Existe do Kartódromo Internacional de Palmela, em Versão Virtual 

As imagens que se seguem em galeria, mostram as diversas fases de trabalho já efetuadas no Kartódromo Internacional de Palmela. Chamamos desde já a atenção para as legendas dentro das mesmas e também para o fato de todo o trabalho neste momento estar apenas focado na pista e não em todas as áreas adjacentes da mesma, como sejam os edifícios ou placas/equipamentos de sinalização, entre outros detalhes.

This slideshow requires JavaScript.

O vídeo mostra a pista, mas foi produzido antes ainda de na mesma serem introduzidas as diferenças de volume, tanto no traçado como áreas adjacentes e também antes de detalhadamente se trabalhar alguns aspetos como os corretores. De qualquer forma, dá para se ter uma pequena ideia.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©Grid Kart Brasil (Silvano Silva)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas