Ter. Out 27th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Maria Germano

3 min read

 

Embora o karting de competição continue a ser uma área do automobilismo principalmente participada por homens, as mulheres têm vindo finalmente a aparecer em números significativos e isto sucede em várias faixas etárias. Entre as mais jovens no nosso país a mudar estas estatísticas está Maria Germano, uma entusiasta piloto de oito anos de idade, cujo talento já vai ganhando seguidores muito para além das nossas fronteiras.

Para se conhecer um pouco mais sobre esta menina que em 2019 integra a estrutura oficial da FA Racing Spain (equipa de Fernando Alonso), convém dizer que é natural de Guimarãres e frequenta o 3º ano de escolaridade. Versátil no tempo que dedica às atividades de lazer, não renega um bom jogo de cartas e é acérrima adversária, seja de quem for, no FIFA 2019. Tem um simulador em casa e adora fazer voltas rápidas no último lançamento da ‘saga’ Codemasters ao topo do automobilismo, o F1 2018.

Na Competição Desde 2016

A Maria iniciou-se na competição em 2016, logo vencendo a Taça de Portugal de Karting, na categoria Iniciação. Nesse ano, na mesma categoria, participou no Campeonato Nacional de Karting/Troféu Figueiredo e Silva, garantindo o terceiro lugar.

Em 2017, Maria Germano ascendeu à categoria Cadete e teve um programa competitivo mais reduzido, participando na Taça de Portugal de Karting, onde obteve o 15º lugar. Esteve também no categoria Micro-Max do Troféu Rotax, de onde trouxe o 9º lugar.

O ano de 2018 foi de mudança e novas apostas, com as suas primeiras saídas internacionais. Em Portugal, participou de todo o calendário nacional. No Open de Portugal obteve um brilhante 5º lugar. Seguiu-se o Campeonato de Portugal, em que garantiu mais um excelente resultado, o 6º lugar. Na Taça de Portugal foi 10ª classificada.

O seu programa extenso incluiu também o Troféu Rotax, na categoria Micro-Max, em que foi 8ª classificada e a 2ª melhor entre as Senhoras. Participou ainda nas Series Rotax, a sua primeira competição fora de Portugal. Em Espanha, na categoria Micro-Max, a Maria foi a 9ª classificada e de novo a 2ª melhor entre as Senhoras.

Ainda no ano de 2018, chegou o primeiro grande desafio internacional, com a presença nas Finais Internacionais IAME, uma competição de dimensão mundial. Maria Germano esteve em Le Mans a competir na categoria Mini, entre um total de 70 participantes, vindos dos ‘quatro cantos’ do mundo. Embora não se tenha conseguido qualificar para a Final da categoria, a jovem vimaranense participou da Final B, concluindo num brilhante 19º lugar, após ter iniciado a corrida na 33ª posição. Com esta classificação foi ainda a melhor entre os três participantes portugueses da Mini a competir no evento realizado em França. Convém ainda referir que foi o seu notável desempenho na Final B que despoletou o convite da FA Racing Spain – equipa do ex-Campeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso – para um programa internacional de karting que já teve início em 2019.

Palmarés

2016 (Iniciação)

  • Campeonato Nacional de Karting/Troféu Figueiredo e Silva – 3º lugar
  • Taça de Portugal de Karting – 1º Lugar

2017 (Cadete/Micro)

  • Taça de Portugal de Karting – 15º lugar
  • Troféu Rotax – 9º lugar

2018 (Cadete/Micro-Max/Mini)

  • Open de Portugal de Karting – 5º lugar
  • Campeonato de Portugal de Karting – 6º lugar
  • Taça de Portugal de Karting – 10º lugar
  • Troféu Rotax – 8º lugar (2ª Senhora)
  • Series Rotax (Espanha) – 9º lugar (2ª Senhora)
  • Finais Internacionais IAME – 19º lugar (Final B)

Fotos: ©VVL (José Lourenço)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas