Rotax Braga 1ª – Micro Max
3 min read
Braga volta a receber uma prova de Karting, desta feita pela organização da Korridas & Kompanhia, com o Troféu Rotax, prova que dá acesso ás Rotax Max Challenge Grand Finals a realizar em Janeiro de 2021 em Portimão.
Sendo uma das melhores pistas nacionais, o Circuito Vasco Sameiro, tem um perímetro de 1.286 metros, 17 curvas, e é um circuito em que é necessário aliar a técnica à velocidade pura, tendo por ela já passado pilotos como Lewis Hamilton e Fernando Alonso.
Circuito Internacional de Braga, é e deve ser sempre uma das pistas a considerar no nosso panorama nacional.
Com um total de 10 pilotos em pista, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos esta foi uma das classes mais bem disputadas tanto no sábado como no domingo.
Sábado nos cronometrados Martim Marques foi o mais rápido realizando o tempo de 59.988, seguido por Rodrigo Seabra a 0.036 e Afonso Ferreira a 0.236.
Na primeira corrida cinco pilotos se destacaram realizando entre si uma luta constante pelas primeiras posições, luta que por vezes levou a pequenos toques em curva ou em travagem, um extraordinário espectáculo que de alguma forma se perdeu a quando de uma advertência a um dos pilotos provocando a perca de concentração e por consequência a queda para posições que não lhe fazem justiça. Afonso Ferreira (Praga) que se estreia este ano na Rotax Micro é o justo vencedor, seguido pelo David Luís (EKR), Rodrigo Seabra (Charles Leclerc) é terceiro, mas sofre uma penalização de 3.000 segundos que o empurrou para o quarto posto, Martim Marques (Charles Leclerc) termina em quarto, beneficiando a penalização de Seabra sobe para terceiro, sendo João Maria (TonyKart) a fechar o lote dos cinco primeiros.
Na segunda corrida voltamos a ser premiados com mais uma excelente prova onde mais uma vez os lugares da frente foram disputados a palmo na pista de Braga, Afonso Ferreira volta a dominar nas cinco voltas iniciais seguido por Martim Marques e Rodrigo Seabra, David Luís manteve-se na quarta posição e desta vez foi João Barros quem tomou conta da quinta posição.
Na sexta volta Rodrigo aproveita uma aberta e ataca a primeira posição, mas volta a perdê-la no decorrer da sétima volta, só voltando há liderança na nona volta.
Um incidente na fase final da décima volta fez com que fossem mostradas bandeiras vermelhas baralhando as opiniões e posições, desta feita a organização considera o resultado da 10ª volta sendo Rodrigo Seabra o primeiro, Afonso Ferreira o segundo, Martim Marques o terceiro, David Luís o quarto e João Barros o quinto.

Domingo, Afonso Ferreira lidera nos cronos com o tempo de 1:00.244, Rodrigo Seabra fica a 0.095 e David Luís detém o terceiro melhor tempo a 0.743 do líder.
Na primeira corrida Seabra toma a liderança durante a primeira volta sendo ultrapassado por Afonso que lidera a prova até há décima primeira volta, altura em que Martim Marques que se manteve durante toda a corrida na terceira posição salta para a primeira posição vencendo a prova, Rodrigo Seabra é segundo e Afonso Ferreira terceiro, para a quarta posição assistimos a uma luta tremenda entre os pilotos Ricardo Gonçalves, João Maria e David Luís tendo este ultimo ocupado a quarta posição final, sendo o João Maria o quinto.
Na segunda corrida Afonso lidera, sendo seguido por Rodrigo Seabra que chega a liderar durante a oitava volta, mas Afonso retoma a liderança até há décima primeira volta, altura em que Martim Marques volta a tirar o coelho da cartola e assume a liderança, vencendo a corrida.
Afonso Ferreira é segundo Rodrigo Seabra é terceiro, David Luís ocupa a quarta posição e João Maria encerra o Top cinco.
Balanço Final de Domingo, Martim Marques ocupa o lugar mais alto do pódio, Afonso Ferreira é segundo e Rodrigo Seabra terceiro.
Texto; José Lourenço
Fotos VVL Sport Image/José Lourenço