Seg. Out 26th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Piloto de Karting… Sorria … Está na TV

2 min read

 

É algo que já se vê nas grandes competições internacionais de karting e também em algumas internas de alguns países, mas que só agora passa a estar de forma efetiva disponível no calendário nacional da modalidade. O sistema de televisão que a Riakart passa a incorporar como ‘ferramenta de trabalho’ nas provas de karting começou a ser utilizado no Open de Portugal que teve lugar em finais de fevereiro, também no Bombarral. Composto por 14 câmaras de televisão, este sistema estará presente em todas as etapas do Campeonato de Portugal de Karting, assim como na Taça de Portugal.

Todas as câmaras estão montadas pela pista e de forma estratégica para que seja possível vislumbrar tudo o que acontece quando os pilotos estão no traçado, seja em treinos ou corridas. O sistema grava em tempo real e neste momento as imagens recolhidas estão pensadas única e exclusivamente para utilização pelos comissários desportivos e organização, sendo úteis na análise de situações muito específicas, como por exemplo acidentes.

O sistema tem outras valências e pode futuramente ser utilizado também com fins promocionais, mas neste momento o seu único propósito é ser uma ferramenta de trabalho para ajudar a organização em algumas situações que sejam difíceis de escrutinar sem o acesso a repetidas visualizações, que através desta nova solução se tornam possíveis.

Mais Tecnologia Também Presente no KIRO

Para quem estiver este fim de semana no Bombarral a assistir à primeira etapa do Campeonato de Portugal de Karting, não passará de certo despercebido o painel luminoso que se encontra por cima da linha de meta do traçado, junto ao semáforo, onde se pode ver a amostragem de bandeiras familiares a quem está na competição motorizada. Este sistema também já esteve em funcionamento durante o fim de semana do Open de Portugal e permite dar mais uma ajuda aos pilotos aquando da mostragem de bandeiras. Não substituindo o valioso trabalho dos ‘bravos’ comissários de pista da ACDME, este sistema de informação permite alertar os pilotos na reta da meta para a exibição de bandeiras, tais como a de xadrez que se vê na imagem. Este é mais um saudável exemplo de novas tecnologias que chegam ao karting.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image/José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas