Outubro 18, 2021

Tudo sobre o Karting de competição

PROTEÇÃO DE TÓRAX E COSTELAS OBRIGATÓRIA NO EVENTOS FIA KARTING A PARTIR DE 2021

2 min read

Os fabricantes de equipamentos de segurança entregaram os primeiros produtos que atendem ao novo padrão de proteção de carroceria de karting homologado pela FIA, que visa proteger os pilotos de lesões no peito e nas costelas e será obrigatório para todos os campeonatos, copas e troféus de Karting da FIA a partir de 2021.

O fabricante italiano de roupas de corrida OMP se tornou a primeira empresa a produzir um produto homologado sob a norma FIA 8870-2018, que é para um protetor de tórax e costelas combinado que os motoristas podem usar sob o geral aprovado pela CIK-FIA. Bengio foi o segundo fabricante a atingir este padrão e atualmente existem vários outros fabricantes testando seus protótipos.

Após a aprovação do FIA World Motor Sport Council em 16 de dezembro de 2020, além das provas de Karting da FIA, a proteção será obrigatória em todas as competições de karting inscritas no Calendário Desportivo Internacional da FIA a partir de janeiro de 2022.

Esta é uma etapa importante, pois essa proteção é projetada para prevenir três formas de lesão: impacto com estruturas planas ou curvas; impacto com volante ou borda do assento; e impacto com a coluna de direção. Ele pode suportar 60 J de energia no peito e 100 J nas costelas, o que garante que a força transmitida ao corpo não seja superior a 1 kN durante um impacto.

A principal vantagem da nova proteção de tórax e costelas é permitir a livre movimentação dos braços, corpo, cabeça e pescoço durante o uso. Os pilotos podem adaptar o colete ao tamanho do corpo para garantir o conforto, com versões dedicadas para as mulheres que estão disponíveis.

A norma é o resultado de uma extensa pesquisa e consulta com o Industry Working Group (IWG) da FIA, para garantir que foi criado um produto que seja eficaz, e acessível para os pilotos.

Paolo Delprato, Presidente e CEO da OMP Racing, disse: “Este é um marco importante para garantir que os pilotos de karting estejam protegidos contra lesões no peito e nas costelas. A acessibilidade combinada com a segurança deste produto garantirá a adoção e a confiança para sua introdução obrigatória nos eventos CIK-FIA em 2021. ”

Adam Baker, Diretor de Segurança da FIA, disse: “Lesões nas costelas são as mais comuns no karting, e é por isso que consultamos o IWG sobre o desenvolvimento de roupas de proteção para esse fim. Estou satisfeito que esses fabricantes de equipamentos tenham começado a fornecer os primeiros produtos de proteção para carrocerias de kart em conformidade com a norma FIA 8870-2018 e espero que mais fabricantes façam o mesmo no futuro”.

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share