Existem curiosidades que não nos podem passar ao lado, principalmente num desporto cada vez mais exigente e competitivo como o Karting, conseguir Hat trick na Taça de Portugal é fantástico.

Por vezes não são necessárias grandes estruturas para se conseguir bons resultados, a paixão pela modalidade e a troca de sinergias são na maioria das vezes a grande diferença, principalmente nas classes chamadas de entrada. Prova disso é a ainda recente CF Motorsport, propriedade do conhecido Carlos Figueiredo.

Carlos desde sempre se mostrou um grande apaixonado pela modalidade, e como acontece com a maioria dos pais, foi no seu filho David Figueiredo que projectou a sua paixão pelas corridas. Tudo começou em Março de 2011, na primeira prova do Regional Norte, em Braga, na categoria de iniciação.

Em 2012 iniciam-se no Campeonato Nacional e sagram-se Campeões Nacionais na categoria Iniciação, e vice-campeões em 2013.

Em 2014 sobem para a classe cadete, sendo a taça Bridgestone que se realiza no final do ano, a ultima prova que realiza com o seu pilho, pois David Figueiredo não partilhava com o seu pai, a mesma paixão pelo desporto automóvel.

Em 2015 Carlos Figueiredo aceita o convite de outro preparador e com ele faz parceria durante três anos, acompanhando e preparando karts para jovens pilotos, tal como fazia para seu filho, exactamente com a mesma paixão e dedicação, o que não passou desapercebido aos olhos dos pais de Tiago e Joana Lima que em 2019 lhe lançaram o desafio de criar a sua própria estrutura, o que veio a acontecer.

De seguida recebe a família Couteiro, passando esta pequena estrutura a preparar três jovens pilotos Joana Lima na Iniciação Tiago Lima na Cadete a Miguel Couteiro na Juvenil.

Sendo sozinho partilha a preparação dos karts com os pais dos pilotos, ficando o pai Gustavo Lima com o Tiago Lima a Mãe, Patrícia Anacleto, com a Joana Lima e Hélder Couteiro com o Miguel Couteiro,  Isabel Couteiro fica com a logística da equipa, desta forma o trabalho vai sendo feito e a formação destes jovens pilotos corre em total ambiente familiar.

No Campeonato Portugal de Karting Joana classifica-se em quarto lugar na Iniciação, Tiago Lima consegue igual marca na cadete, Miguel Couteiro que durante este ano participou no Trofeu Rotax, onde sempre andou a discutir os lugares da frente, acabou por não realizar a ultima jornada dupla por falta de apoios.

Equipa reunida e pronta para a Taça de Portugal, e desta feita esta pequena estrutura consegue, como vulgarmente se diz Hat Trick, na Iniciação a Taça para a Joana Lima, na Cadete com uma fantástica vitoria a Taça de Portugal para o Tiago Lima e na Juvenil a Taça de Portugal para Miguel Couteiro com uma vitoria arrebatadora… e esta hem?

O que dizer… Parabéns!

Texto e Fotos; José Lourenço