Sáb. Out 24th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Rodrigo Ferreira, Tiago Teixeira, Joel Magalhães e Frederico Castro foram os vencedores nas X30 Shifter e X30 Super Shifter

3 min read

Rodrigo Ferreira (Praga/IAME)

 

Rodrigo Ferreira (Praga/IAME)

Estas duas categorias, que depois ainda se dividem em 4 diferentes classificações, correm juntas, o que por um lado permite aglomerar 21 karts em pista, com óbvios ganhos na espetacularidade de conjuntos com caixa de velocidades e potências que variam entre os 125 e 175cc, mas por outro levam a situações bastante confusas, mesmo para quem está atrás do volante.
Polémicas à parte, baseando-nos na classificação geral, Yohan Sousa venceu ambas as mangas de qualificação, além de ser o autor da pole position (57.592s). Aos comandos do Kart Republic/IAME do Cabo Junior Team, Yohan dava boas indicações para a Final.
No entanto, a corrida decisiva acabaria por não correr de feição ao piloto favorito, que ainda saiu na frente mas acabou ultrapassado por Rodrigo Ferreira (Praga/IAME), logo após o início da 2ª volta. A partir daí, Rodrigo Ferreira tirou partido de uma melhor gestão dos pneus no dia de domingo para se manter a coberto de qualquer ataque de Yohan Sousa, assegurando a vitória por escassos 0.129s. Além de vencer à geral, Ferreira foi também primeiro entre os Júnior, seguido em ambas as classificações por Yohan Sousa. No derradeiro lugar do pódio chegou Tiago Teixeira, que ainda acabou vencedor da Sénior, no Birel ART/IAME. A 0.788s do 3º lugar, chegou Hugo Marreiros (DR/IAME), com 4.559s de vantagem sobre Joel Magalhães, piloto que levou o Birel ART/IAME à vitória na Master. Ana Rita Teixeira (Cabo Junior Team) e Miguel Ramos, ambos em CRG/IAME da Sénior, asseguraram as 6ª e 7ª posições, à frente de Vasco Lázaro, que no Kart Republic do Cabo Junior Team, foi 7º e 2º entre os Master.
Frederico Castro (Maranello/IAME), foi 9º, vindo a guardar para si a vitória na Gentleman, para pilotos ‘maduros’, ou seja, veteranos. Aliás, é importante referir que ao chamado do AIA Motor Clube para a Taça de Portugal responderam oito pilotos da Gentleman, o que não deixa de ser notável.

Joel Magalhães (BirelART/IAME)

Paulo Martins (Sodi/IAME) e o piloto de automobilismo, Fábio Mota (Birel ART/IAME), asseguraram o 10º e 11º lugares, sendo que Martins com isso garantiu o pódio da Master.
Aos comandos de um Sodi/IAME, Ilídio Fernandes foi 12º e chegou 2º na Gentleman, na frente do Sénior, Duarte Mano (Kart Republic/IAME). Na 14ª e 15ª posições, chegaram mais dois Gentleman, João Dias (KR/IAME) que garantiu o pódio e Telmo Oliveira (DR/IAME), o mais ‘maduro’ dos gentleman com as suas 63 ‘primaveras’. Atrás, ainda vieram mais seis pilotos, o Sénior, Luis Silva (CRG/IAME), seguido dos Gentleman, Vítor Mendes (Praga/IAME), José Silva (CRG/IAME), Valdemar Machado (Sodikart/IAME), Manuel Ramos (CRG/IAME) e António Lima (Praga/IAME).

Texto: Jorge Cabrita
Fotos: José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas