Sendo a Taça de Portugal a grande festa do Karting Nacional, seria normal que se encontrassem em pista um maior numero de pilotos nas classes Master e Gentleman.

Seria muito agradável que pilotos consagrados como por exemplo, Pedro Matos Chaves, Pedro Couceiro, Tiago Monteiro, Armando Parente, Filipe Albuquerque, Pedro Lamy, Álvaro Parente, António Félix da Costa, Ricardo Teodósio, Bruno Magalhães e até quem sabe o nosso “Falcão” o Miguel Oliveira, que correu de Karting (para quem envio um grande abraço e uma rápida recuperação da operação que realizou ao ombro), sempre que possível estivessem presentes, a convite da federação e do promotor por exemplo, competindo e servindo de exemplo para os pilotos mais novos, pois afinal de contas eles são o exemplo próximo do automobilismo Nacional.

Gostava de relembrar que ainda num passado recente, Henrique Chaves “Iceman” e Mariano Pires eram pilotos presentes nas provas nacionais, e nesta altura os dois com carreiras internacionais, estiveram no passado fim de semana presentes no circuito Vallelunga em Itália em representação de Portugal, Henrique ao volante de um GT e Mariano num F4.

Mas, na falta de exemplos consagrados para os mais novos, tivemos em pista o sempre jovem Telmo Oliveira.

Com 64 anos e inserido no Team Art Pro Racing do ex piloto Lucas Araújo, é o piloto mais antigo do nosso actual Padock, praticando esta modalidade desde 1997, (ano em que se inaugura o Kartódromo Internacional de Palmela) consegue manter uma condição física de fazer inveja a muitos pilotos com metade da sua idade, prova disso esta nos treinos de carburação de domingo, que bastou uma ligeira chuvinha e foi um ver se te avias, com o Telmo a rodar no sexto tempo de um total de treze pilotos.

Se é agradável de ver este exemplo mais agradável é de ouvir os mais novos no Padock a incentivarem o Telmo a fazer ainda melhor em pista.

A meu ver bastou a sua presença na grelha de partida para nos deixar uma mensagem bem forte.

O karting não tem idade, move-se de paixão!

E aí Telmo és gigante! O exemplo para todos! Mestre de pilotos com os teus ensinamentos, deixas-te bem claro que o “jovem”e sempre bem-disposto, mantém intactos todos os seus dotes de pilotagem, terminando em segundo da X30 Super Shifter Gentleman.

Fotos e Texto; José Lourenço