Decorreu no passado domingo, no Kartódromo Internacional do Bombarral (KIRO) a apresentação do Troféu EasyKart, competição que com várias categorias monomarca, além de outras mais liberais, pretende ajudar a animar o panorama competitivo de karting em Portugal, além de proporcionar o acesso á modalidade a preços acessíveis. Saiba mais sobre esta competição AQUI.

Nuno Inácio é o ‘cérebro’ do Troféu EasyKart

Com o bom tempo a ‘dar as boas vindas’ a esta nova competição, foram apresentados aos presentes todos os detalhes a ter em conta durante o ano, além de se dedicar tempo às habituais fotos institucionais e ainda a um Shakedown, que abriu o apetite para todas as categorias, com a simulação de uma prova, com treinos cronometrados e corridas.

Divididos pelas categorias, EK60, EK100-125, Tag Livre e Shifter-Livre, foram 19 os pilotos que estiveram presentes na apresentação do Troféu EasyKart. Cumpridas todas as formalidades institucionais, as quatro categorias foram para a pista para treinos cronometrados e duas corridas, em formato Shakedown.

Na EK60, com três pilotos em pista, Diogo Caetano sobressaiu nos treinos cronometrados, garantindo a pole position em 53.695s, para mais tarde vencer as duas corridas. Gustavo Silva foi 2º na Corrida 1, pertencendo essa posição a Gonzalo Pernia na Corrida 2. Na classificação Final, Diogo Caetano foi 1º, seguido de Gonzalo Pernia e Gustavo Silva.

Diogo Caetano

Na categoria EK100-125, com sete pilotos presentes, a pole position foi para Mário Leal (48.661s). Na Corrida 1, venceu Dinis Fialho, na frente de Mário Leal e Guillermo Pernia. Entre os 100, venceu Guillermo Pernia. Na Corrida 2, a vitória pertenceu a Santiago Ribeiro, tanto na geral como entre os 100. Guilherme Lopes foi 2º, seguido de Guilherme Alves. Guilherme Lopes venceu entre os 125. Na classificação Final, Dinis Fialho foi 1º, seguido de Guillermo Pernia e Mário Leal.

Dinis Fialho

Na Tag Livre, com quatro pilotos presentes, foi Tiago Costa quem garantiu a pole position, com uma volta em 49.948s. Nas corridas, Tiago Costa continuou a confirmar a sua superioridade, vencendo ambas. Na classificação Final, Tiago Costa foi 1º, seguido de Alexandre Alves e Pedro Nascimento.

Tiago Costa

A Shifter-Livre é, tal como a Tag Livre, uma das categorias multimarca do Troféu EasyKart. Com cinco pilotos presentes nesta apresentação e Shakedown, foi Tiago Salvador o autor da pole position, com uma volta em 45.960s. Na Corrida 1, venceu Hélder Santos, seguido de Gareth Teague e Hans Luyckx. Na Corrida 2, a vitória foi de novo para Hélder Santos, com o 2º lugar para Francisco Costa, seguido de Hans Luyckx. Na classificação final, Tiago Salvador foi 1º, seguido de Francisco Costa e Hélder Santos.

Tiago Salvador

Mais que uma apresentação para esta nova competição, o evento que abre as portas do Troféu EasyKart em Portugal, foi uma excelente oportunidade para se exibirem alternativas que permitam impulsionar e democratizar o karting de competição no nosso país.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image/José Lourenço