Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 1, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Competência Portuguesa Distingue-se na Montra do Karting Mundial

2 min read

 

Para quem está presente nos meandros do karting de alta competição, na maior parte dos países em que esta modalidade se desenvolve nas pistas, não é novidade que atrás dos karts dos pilotos que mais se destacam, estejam na maior parte das vezes mecânicos/preparadores italianos. É assim há muito tempo e o ‘assunto’ já não é surpresa para ninguém, ou não fosse Itália a ‘pátria’ e o centro de referência do karting, seja ele de competição ou lazer. O que é diferente e por isso notícia é quando, na ‘pátria’ dos karts e quando uma das competições mais importantes do mundo decorre naquele país, envolvendo ao mais alto nível todos os fabricantes presentes no mercado, existe um português que desempenha papel de relevo no sucesso de um dos melhores pilotos a competir. É assim nas provas da WSK Promotion.

José Cabo, conhecido entre os seus próximos pelo ‘Zézinho’, esteve este fim de semana, na 1ª etapa da WSK Super Master Series, disputada em Adria Karting Raceway, como mecânico do KR/Iame/Bridgestone do piloto da categoria OK, Dexter Patterson. O escocês, Campeão do Mundo em título da categoria OK Júnior, concluiu a prova de hoje no derradeiro lugar do pódio, tendo sido líder em grande parte da mesma.

Dexter Patterson

Num mundo em que ‘brilham’ os pilotos e muitas vezes ficam escondidos nas histórias aqueles que muito fazem para garantir as suas prestações em pista, é pois justo que se enalteça o enorme talento, dedicação e profissionalismo, que dá direito a este português de estar num dos palcos mais exigentes do karting mundial. Não deixa de ser notável, que entre ‘a nata’ dos preparadores mundiais, todos eles mantidos ‘religiosamente’ pelas fábricas, exista um português que pelo seu conhecimento e valia técnica, consegue ter espaço de referência num ‘paddock’ em que praticamente só se fala italiano.

No karting, o preparador não é só um mecânico, sendo muitas vezes a consciência, a crítica construtiva, a motivação, a ‘alma gémea’ até, que consegue fazer a diferença no desempenho técnico e mental de um piloto. Por isso, não conseguimos deixar de nos sentir orgulhosos quando na pré-grelha de um momento tão importante de uma corrida de karting como é a Final, estava lá, entre os melhores dos melhores, um dos mais conceituados e respeitados preparadores/mecânicos portugueses.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL (José Lourenço) – Arquivo, ©WSK Promotion (Press.net Images)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share