Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 5, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

CPK: Cadetes a ‘Ferro e Fogo’ em Viana

2 min read

Noah Monteiro

 

Noah Monteiro

A categoria Cadetes correu hoje em Viana do Castelo, no segundo dia da 4ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting kia, prova levada a cabo pelo Clube Automóvel do Minho (CAM).

O dia começou bem para João Maria Gouveia, que na 2ª manga de qualificação prosseguiu o bom trabalho que já havia iniciado no dia de ontem. O piloto da Praga venceu, com 0.196s de margem sobre Tiago Lima, no EKR. Já a mais de um segundo vencedor, chegou Rodrigo Seabra (Kosmic), na frente de Martim Marques e Tomás Gomes, ambos em Tonykart.

A ação imprópria para cardíacos chegaria a seguir ao almoço para alvoroçar a Final que deveria ter sido apenas mais uma da categoria Cadetes no campeonato.

This slideshow requires JavaScript.

Com um grupo de cerca de meia dúzia de participantes a lutar pela vitória nas voltas iniciais da Final, o líder foi Martim Marques, que no arranque se impôs a João Maria Gouveia, que havia largado da pole position. À quarta volta, João Maria Gouveia saiu de pista, eventualmente vítima de toque, deixando o grupo ‘ponteiro’ ir embora, nessa altura liderado por Maria Germano (Praga), com Martim Marques, Pedro Cachada, Noah Monteiro e Tiago Lima logo atrás.

A luta foi intensa até final e com a linha de meta à vista, Maria Germano e Martim Marques disputavam a primeira posição. Eis quando, João Maria Gouveia, em vias de ser dobrado, abalroou Maria Germano que por sua vez foi embater em Martim Marques. Ambos os líderes ficaram irremediavelmente atrasados, concluindo Maria Germano em 12º e Martim Marques em 13º. Já João Maria Gouveia foi desclassificado do evento, o que significa que as vitórias obtidas ontem e hoje foram entregues a Maria Germano e Noah Monteiro.

No meio de toda esta confusão, alheio à mesma, Noah Monteiro acabou por vencer a prova. O filho de Tiago Monteiro, prosseguiu o bom momento familiar, talvez motivado pela vitória do seu pai há uma semana na Corrida 3 da visita do FIA WTCR às ruas de Vila Real. Tiago Lima concluiu na 2ª posição, a 0.631s do vencedor, enquanto que Tomás Gomes garantiu o derradeiro lugar do pódio. Santiago Alves foi 4º, efetuando ainda a volta mais rápida da corrida (52.359s), enquanto que Rodrigo Seabra fechou o top cinco. As classificações deste fim de semana em Viana podem ser vistas AQUI.

O Campeonato de Portugal de Karting KIA prossegue com a disputa da 5ª e derradeira etapa a 14/15 de setembro no Kartódromo de Baltar.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image/José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share