Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 5, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Ecos do Open: Uma Família ‘Racing’

5 min read

 

Não há muitas famílias com mais de uma geração ativa no karting, nem no automobilismo em geral, convém dizer. No entanto, bastou um olhar atento pelo paddock do Kartódromo Internacional da Região Oeste, palco na semana passada para o Open de Portugal de Karting, para podermos verificar que existe em Portugal uma família inteira que vive o karting de competição de forma intensa e participativa. É hora de conhecermos melhor, os Lázaro.

Eles na foto são três, mas na realidade trata-se de quatro: o pai é Vasco Lázaro, um piloto ativo durante vários anos no karting de competição, que acabou por parar e agora está de volta. A mãe, Stela, sempre acompanhou o pai na competição. Na foto, em cima do kart está o grande culpado pelo regresso às corridas. Sim, a culpa é do pequeno Xavier Lázaro, pequeno mesmo na altura e nos seus 5 ‘aninhos’. Na pista, é um feroz adversário. E ainda há a irmã do Xavier, a Daniela Lázaro, que não é piloto mas adora a fotografia de competição e tem muito jeito.

Xavier Lázaro

‘A Culpa É do Menino’

O pequeno Xavier é hoje em dia o motivo mais forte da presença da família Lázaro no paddock das competições do calendário nacional de karting (Open de Portugal, Campeonato de Portugal e Taça de Portugal). Diz o pai que ele já queria andar e correr num kart mas ainda não tinha idade. Assim que foi possível, o ano passado, passou a estar presente em competição, inserido na categoria Iniciação. Participou já no último evento do ano, a Taça de Portugal. Este ano tem um programa completo, que passa pelo Open de Portugal que decorreu a semana passada no Bombarral, ao que se segue o Campeonato de Portugal e mais perto do fim do ano, a Taça de Portugal, grande ‘festa’ da modalidade no nosso país.

Para já, a temporada do pequeno Xavier não começou nada mal, foi regularmente presença no pódio da categoria nas mangas de qualificação, sendo 2º e 3º nas duas e depois, na Final, garantiu um excelente 2º lugar.

Como referimos atrás, o Xavier desempenha um papel fundamental na atual presença desta família nos paddocks do calendário nacional de karting. Em fase precoce do seu desenvolvimento como piloto, o Xavier é sempre acompanhado, até mesmo na pista pelo pai, que acabou por voltar a competir, fazendo-o na categoria X30 Super Shifter. Mas, do pai já vamos falar mais à frente.

A importância do Xavier neste ‘envolvimento familiar’ é muito forte. Tanto o pai como a mãe são fundamentais na ação do pequeno Xavier durante o fim de semana de competição. O pai, Vasco Lázaro está sempre atento e dedicado à condução do filho, tentando-o ajudar no mais pequeno detalhe e é sempre ele que acompanha o pequeno Xavier na grelha de partida de cada corrida. O envolvimento é bastante intenso, pois o pai também corre desde que o filho está na competição, sendo um dos participantes da categoria X30 Super Shifter. Aliás, só como detalhe, Vasco Lázaro correu o Open de Portugal e foi 4º classificado na categoria Master.

Vasco Lázaro

Como é óbvio, torna-se extenuante acompanhar todos os passos de uma criança de 5 anos na pista durante um fim de semana e ainda correr. Até porque o Xavier como criança que é, tem os hábitos normais da sua idade, o que inclui brincadeira. Perguntámos ao pai, como se gere toda esta energia, de atenção ensinamentos e competição, em que se corre e depois vai-se para o meio da pista (tal como mostra a foto) ver e tentar orientar o filho/piloto, além de todos os cuidados a ter com uma tão jovem criança.

“Consegue-se com muita preparação física”, disse Vasco Lázaro. “É uma situação complicada de gerir, porque para correr tenho que estar concentrado, depois mudo o foco de concentração para ele na pista e depois para o foco de concentração nele fora da pista. É complicado mas muito giro, porque ao mesmo tempo estou a viver estas experiências com o meu filho e com a minha família. Aliás, esta situação tem tanto de complicado como de divertido e entusiasmante, até porque o Xavier estar a correr foi o que nos motivou a todos para estar aqui. Podermos estar aqui todos como família é o melhor que pode haver.”

Stela Lázaro

 Mãe Que Também É Mecânica

Diz o ditado que ‘atrás de um homem está sempre uma grande mulher’. Aqui são dois homens, o que talvez justificasse uma pequena adenda ao ditado. Stela Lázaro é a mãe do Xavier e da Daniela, esposa de Vasco. Assume claramente um papel determinante no fim de semana de corridas do pequeno Xavier. Qual? Mecânico! Não, não está a ler mal. Esta jovem mãe é a responsável pelo equipamento do Xavier, por isso é normal que a vejamos no paddock, sempre muito focada em garantir que o kart do ‘seu rebento’ está perfeito para que ele possa brilhar em pista. A mãe mecânico é claramente um sinal dos novos tempos.

“Sou mecânica do Xavier”, diz uma orgulhosa mãe. “Tive que aprender, que é o que se faz quando realmente se quer. É preciso vontade, mas é muito divertido, até porque torna-me muito mais envolvida no fim de semana, ativa e estou sempre a aprender, pois tenho à minha responsabilidade a gestão, preparação e manutenção dos pneus e suas pressões, limpeza do kart e lubrificação, já que outras áreas mais técnicas estão a cargo da equipa, a Cabo Júnior Team.”

Daniela Regista a Vida Familiar em Fotografia

Daniela Lázaro

Quem conhece qualquer um dos quatro membros desta família rapidamente é confrontado com duas posturas. Uma imensa simpatia sempre acompanhada de sorriso rasgado e um enorme empenho em que tudo seja bem feito. Esta intensidade é também vivida pela Daniela, o outro elemento dos Lázaro que está sempre presente e que, por nutrir enorme paixão pela fotografia, regista todos os momentos da família e outros que vão acontecendo no paddock e pista, sempre com enorme sentido de oportunidade, qualidade obrigatória para quem quer seguir a paixão ou profissão da fotografia.

Nesta família, o empenho em tudo o que se faz é constante e se isso é de louvar, não passa despercebida também a sua enorme paixão pelo karting. E isso, é algo que todos temos em comum.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image (José Lourenço)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share