Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 5, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Guilherme de Oliveira ‘Abraça’ Novo Desafio Internacional em 2019

3 min read

 

O ano de 2019 será de mudança para Guilherme de Oliveira, que aos 13 aos de idade ‘abraça’ um novo desafio internacional. O piloto de Vila Nova de Gaia vai competir no Rotax Max Challenge Euro Trophy, inserido na equipa britânica KR Sport, representante oficial da marca Kosmic para o Reino Unido. Esta equipa já há algum tempo ‘andava de olho’ no jovem talento português, identificando as suas prestações em pista com o perfil pretendido para uma ligação conjunta a nível internacional.

Guilherme de Oliveira irá estar inserido pela KR Sport na categoria MAX Sénior, onde aos 13 anos de idade irá decerto ser um dos mais jovens (senão mesmo o) do pelotão. A primeira prova do Euro Trophy em 2019 está agendada para o mês de abril (19) em Genk, Bélgica. Até lá, Guilherme de Oliveira vai estar envolvido na preparação de um novo desafio internacional, estando presente na Winter Cup de Valencia (Espanha), prova de preparação para o IAME Euro Series. O piloto pondera participar noutras competições durante o ano, de forma isolada, estando em aberto a possibilidade de disputar etapas do campeonato britânico, WSK ou até mesmo do calendário CIK FIA. A única condição é que as provas não colidam com as competições do seu programa oficial, que além da Winter Cup e do Euro Trophy ainda incluem o Campeonato de Portugal de Karting e o Troféu Rotax.

Aos 13 anos de idade, Guilherme de Oliveira já se tornou uma das referências do karting no nosso país. Em 2017, na categoria Júnior (em que entrou um ano mais cedo), Guilherme de Oliveira tornou-se o primeiro piloto em Portugal a vencer como ‘rookie’ o Campeonato Nacional de Karting e o Troféu Rotax. É um valor consolidado do karting no nosso país, que vem também ganhando nome e prestígio também a nível internacional.

José Santos Com Lugar Cativo

Foi uma das condições ‘sine qua non’ aquando da formalização do acordo com a KR Sport, que José Santos (Zélito) fosse o mecânico de Guilherme de Oliveira para toda a temporada. Há muitos anos ligado à competição como preparador de karting, José Santos é parte integrante da QZ Kart, juntamente com o tio ‘Quim Zé’, ambos tendo desempenhado um papel de extrema importância no desenvolvimento de Guilherme de Oliveira como piloto. A grande empatia do ‘Gui’ com o ‘Zélito’ é considerada imprescindível e por isso terá continuidade no novo desafio internacional do jovem piloto.

Guilherme de Oliveira, aos 13 anos de idade, encara com extrema seriedade a sua postura em pista e fora dela, prestando toda a atenção a ‘detalhes’ como a condição física, cada vez mais importante para um atleta de alta competição. A sua preparação física tem estado entregue a Caroliina Rolim, que também manterá essa função no futuro, garantindo que o ‘Gui’ está sempre em excelente forma para os desafios que aí vêm.

Aos 13 anos de idade, Gulherme de Oliveira também não descura a sua formação escolar, embora por vezes seja necessário fazer ‘sacrifícios’. Nesse capítulo, tem sido de extrema importância a ajuda da professora Marta Marques, que tem trabalhado ‘fora de horas’, para que este piloto nunca deixe de ser um aluno de referência (2 anos consecutivos no quadro de mérito escolar), apesar da intensa agenda desportiva.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL (José Lourenço)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share