Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 3, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Guillermo Pernía

3 min read

 

Com um ‘caderno de encargos’ que em 2019 compreende a competição em Portugal e Espanha, o espanhol Guillermo Pernía prossegue a sua caminhada para a realização do sonho de ser piloto profissional. Aos 11 anos de idade, o natural de Pinto (arredores de Madrid), está ativo no karting desde os 7 anos.

Guillermo Pernía é um apaixonado dos desportos motorizados desde que se lembra. Em 2017, teve a oportunidade de se tornar praticante no karting, através de uma iniciativa em simulador, da qual foi o vencedor entre dezenas de outras crianças. Como prémio, teve entrada garantida numa escola de pilotagem, onde deu os primeiros passos ao volante de um kart e beneficiou da fundamental aprendizagem que o levou à competição.

Ainda no ano de 2017 deu o ‘salto’ para a competição propriamente dita. O pequeno espartano, teve um primeiro ano de corridas bastante ativo, sempre em território espanhol. Mostrando estar bastante à volante aos comandos de um kart e rapidamente adaptado ao frenesim da competição, Guillermo Pernía teve excelentes resultados no seu primeiro ano de corridas. Venceu várias provas das Séries Rotax, inserido na categoria Academy. Foi vencedor por duas vezes em Motorland e ainda nas etapas de Recas e Zuera. Além disso, participou noutras competições, vencendo as ligas ITK e ITK Escudería.

Motivado pelos excelentes resultados no seu ano de estreia, em 2018 Guillermo Pernía passou para um programa competitivo mais ambicioso que incluiu competir em Portugal. No que diz respeito às opções competitivas, o foco esteve no programa ibérico da Korridas, estando presente no Troféu Rotax, Troféu Rotax Ibérico (Portugal e Espanha) e nas Séries Rotax (Espanha). Nestas competições teve bons desempenhos, que reforçaram a sua evolução na modalidade. Foi 5º classificado no Troféu Rotax Ibérico, do qual que se destacou o 5º lugar obtido na etapa realizada no Kartódromo Internacional de Braga.

No Troféu Rotax, fruto do peso e mudança de idade, acabou por competir em duas categorias durante o ano, não conseguindo ser assíduo em nenhuma delas, o que condicionou os seus resultados finais. Tanto na Micro-Max como na Mini-Max, foi 9º no final da temporada. Ainda complementando um ano intenso de competições, Guillermo Pernía participou em duas etapas do campeonato madrileno e castelhano, em ambas obtendo a 2ª posição na categoria Cadete. Ainda esteve presente no campeonato CKGV Valencia, efetuando três etapas, das quais venceu uma, na categoria Mini-Max, disputada em La Ribera. Na última etapa que disputou nesta competição, em Oropesa, fê-lo na categoria Cadete e garantiu o 4º lugar.

A concluir a temporada, em solo português, Guillermo Pernía foi o 2º classificado da categoria Mini-Max no Troféu dos Campeões, disputado em Viana do Castelo.

Objetivos Claros Para 2019

Este ano, Guillermo Pernía aposta na sua terceira temporada competitiva de karting, na qual pretende repetir sensivelmente o programa que concretizou em 2018, ou seja, participar nas competições da Korridas – Troféu Rotax (Portugal) e Series Rotax (Espanha) – assim como estar à partida de específicas competições regionais de karting no ‘país vizinho’. O jovem de 11 anos continuará a ser trabalhado pelo Team Nuno M. F. Maia com quem já esteve envolvido em 2018. Consciente dos custos da sua evolução e participação no karting de competição, o ‘Pequeño Gran Espartano’ ainda procura os apoios que lhe permitam desfrutar de uma temporada tranquila.

Palmarés

2017 (Rotax Academy) Espanha

  • Rotax Academy Motorland (Teruel) – 1º classificado
  • Rotax Academy Recas (Toledo) – 1º classificado
  • Rotax Academy Motorland (Teruel) – 1º classificado
  • Rotax Academy Zuera (Saragoça) – 1º classificado
  • Rotax Academy Chiva (Valencia) – 7º classificado
  • II Open Desguaces La Torre – 3º classificado
  • Liga ITK Escudería – 1º classificado
  • 1º Campeonato de Simulador/Open Desguaces La Torre – 1º classificado
  • Liga ITK – 1º classificado

2018 (Mini-Max – Micro-Max)

  • Troféu Rotax Ibérico – Espanha/Portugal (Micro-Max) – 5º classificado
  • Troféu Rotax (Micro-Max) – 9º classificado (faltou a 2 etapas)
  • Troféu Rotax (Mini-Max) – 9º classificado (faltou a 4 etapas)
  • Campeonato Madrileno e Castelhano Manchego

Cadete – Rotax Mini-Max Segovia – 2º classificado
Cadete – Rotax Mini-Max Toledo – 2º classificado

  • Campeonato CKGV Valencia

Micro-Max La Ribera – 1º classificado
Micro-Max Albalda – 2º classificado
Cadete/Rotax Mini-Max Oropesa – 4º classificado

  • Troféu dos Campeões (Mini-Max) – 2º classificado

Fotos: ©VVL Sport Image (José Lourenço)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share