Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 3, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

JESSE DOORGEST VENCE NA X30

JESSE DOORGEST na X30, RODRIGO FERREIRA na X30 Super Shifter Sénior, HUGO MARREIROS na X30 Super Shifter Master, SERGIO CARVALHO X30 Super Shifter Gentleman, XAVIER LAZARO na Iniciação, GUILHERME MORGADO na Cadete 4T, NOAH MONTEIRO na Juvenil e RODRIGO TESTA na Júnior, são os vencedores da terceira etapa do CAMPEONATO DE PORTUGAL DE KARTING, prova que se realizou no Kartódromo internacional do Algarve sob a organização da ACDME que partilhou os postos de comissários com o AIA Motor Club.

Num Circuito muito apreciado por todos os pilotos nacionais o Circuito de Karting de Portimão é composto por 17 curvas, sendo sete para o lado esquerdo, e dez para lado direito, tem um perímetro de 1.532 m tendo 10 metros na sua largura máxima e 8 metros no miolo.

Nesta pista a velocidade máxima situa-se na ordem dos 161 km/h.

LARGADA

JESSE DOORGEST VENCE NA X30

Com 22 pilotos presentes, logo nos cronometrados, que se realizaram durante o dia de sábado, rapidamente se percebeu que o fim de semana iria ser muito bem disputado, com os tempos a oscilarem entre a melhor volta e a do decima nono piloto, em apenas 0.777.

O hexacampeão campeão nacional, nas classes Cadete, Juvenil e X30 Júnior, Luís Alves em Kart Republic, foi quem conseguiu a melhor volta ao traçado do Kartódromo Internacional de Portimão, realizando o tempo de 1:00.081, seguido por Frederico Peters e Jesse Doorgest ambos pilotando karts Tonikart, a 0.106 e 0.120, seguidos por Henrique Cruz (KR) a 0.167, fechando o grupo dos cinco melhores tempos Rodrigo Lessa (TonyKart) com a marca de 0.168.

Na primeira Manga de Qualificação, Luís Alves assume a liderança da primeira à última volta, seguido sempre de muito perto por Jesse Doorgest que termina na segunda posição a escassos 0.089, na terceira posição ficou Miguel Silva que consegue recuperar três posições, Henrique Cruz termina na quarta posição e mantem a sua posição inicial, Frederico Peters perde três posições e encerra o top 5.

Na 2ª MQ mais uma vez Luís Alves assume a dianteira, sofre vários ataques a liderança, primeiro por Frederico Peteres depois por Jesse Doorgest e finalmente por Miguel Silva que assume a liderança a três voltas do fim da prova. Jesse Doorgest repete a segunda posição, Luís Alves é terceiro, Frederico Peters termina na quarta posição, e a encerrar os cinco primeiros classifica-se Henrique Cruz.

Após o somatório de pontos Luís Alves lidera com o mesmo numero de pontos de Miguel Silva que é segundo, Jesse Doorgest é o terceiro, Frederico Peters é quarto e Henrique Cruz o quinto.

No domingo nos treinos de carburação que tiveram inicio pelas 10.00H, Jesse Doorgest foi o mais rápido, seguido pelo Miguel Silva a escassos 0.018, Mariana Machado é a terceira seguida pelo Manuel Silva e a encerrar os cinco primeiros Luís Leão.

Na Pré-Final logo após a largada, no final da longa reta que precede a largada, Mariana Machado, Santiago Ribeiro e Bernardo Pinheiro envolvem-se num aparatoso acidente, felizmente sem consequências graves, apesar da necessidade de assistência médica a Mariana Machado, a prova segue, não é mostrada a bandeira vermelha, mas, para espanto de todos a Ambulância que estava parada junto ao posto médico, na pré-grelha, avança entrando em pista com a prova a decorrer, são momentos algo confusos e stressantes, (como se pode verificar nas imagens que se seguem) com a viatura a parar dentro da pista, na trajetória de saída da curva no final da reta da meta, tudo isto na altura em que os pilotos liderados por Miguel Silva se faziam à curva que antecede a reta da meta, felizmente o condutor da ambulância apercebe-se e avança com a viatura fora do traçado, retirando a viatura da trajetória dos pilotos.

 

 

Miguel lidera durante as cinco primeiras voltas e no decorrer da sexta volta, Jesse Doorgest toma a liderança da prova, não mais a largando até ao final, Miguel Silva durante a oitava volta cai para a terceira posição, nas voltas seguintes procura a segunda posição lutando com Luís Leão, que realiza a melhor volta da Pré-Final (59.987) e que consegue levar a melhor terminando em segundo. No decorrer da decima volta Miguel Silva, numa disputa de posição cai para a decima primeira posição.

Manuel Silva larga da sexta posição, realiza uma prova suada, consegue recuperar três posições terminando no terceiro lugar, no quarto posto termina o Espanhol Sérgio Pereira (Parolin) que recupera seis posições, Frederico Peters, perde várias posições na largada, mas consegue recuperar terminando no top 5.

Henrique Cruz que nesta Pré Final esteve irrepreensível larga da quinta posição sobe até ao segundo lugar, sempre com um andamento muito bom, e numa altura em que se preparava para atacar a liderança, sente o seu kart a perder potencia, sendo obrigado a abandonar com a corrente partida.

A final tem início por volta dos 14.45 minutos, Jesse Doorgest, domina a prova do principio ao fim, Miguel Silva (Parolin), arranca da decima primeira posição, realiza uma prova fantástica, consegue a volta mais rápida, percorrendo os 1.532 m em 59.880 a uma velocidade média de 92.04Km/h, recupera 9 posições, terminando na segunda posição, Luís Leão têm uma corrida difícil, chega a cair para a quinto lugar mas termina na terceira posição, Frederico Peters na partida sente o seu motor perder potencia, cai para a sexta posição, realiza uma prova em esforço recuperando até ao quarto lugar, e Luís Alves arranca da nona posição, na terceira volta perde mais um lugar, mas a partir da quarta volta consegue recuperar, encerrando o grupo dos cinco primeiros.

This slideshow requires JavaScript.

Texto-José Lourenço

Fotos – VVL Sport Image/José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share