Ter. Set 22nd, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

José Pinheiro Impressiona Na Estreia Internacional

2 min read

 

Depois de em 2018 se ter sagrado Campeão de Portugal de Karting na categoria Cadete, José Pinheiro começou a nível oficial a nova temporada de karting com a presença na exigente IAME Winter Cup, prova que dá início ao calendário da IAME X30 Euro Series. O piloto de Guimarães, esteve em Valencia (Espanha) para competir na categoria X30 Mini, contra alguns dos melhores pilotos do mundo na sua faixa etária. Escolhendo uma prova de enorme exigência para a sua estreia internacional, José Pinheiro começou a mostrar o seu talento logo nos treinos livres, em que foi o 2º mais rápido em pista, entre os 34 participantes da categoria. Nos treinos cronometrados, uma má escolha de carburador fez com que não conseguisse melhor que o 21º tempo.

Consciente que havia trabalho a fazer para subir na tabela classificativa, o piloto esteve muito bem na pista durante as três mangas de qualificação do dia de sábado, sendo 23º na primeira, 17º na segunda e 10º na terceira. O piloto português impressionou todos quantos estiveram no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, ao ser um dos únicos pilotos da categoria a nunca se ter envolvido em qualquer toque nem sofrer qualquer tipo de penalização de bico, algo que é frequente no karting de alta competição, em que o nível de competitividade gera muitos toques em pista.

Na soma dos três resultados de sábado, José Pinheiro garantiu um lugar nona linha de grelha de partida (17º) para a Pré-Final de Domingo de manhã. Numa prova que define a grelha de partida da Final, o jovem de Guimarães levou o CRG/X30/Komet da equipa espanhola MDC Racing ao 15º lugar, saindo dessa posição para a Final. Na decisiva corrida, José Pinheiro começou bastante forte e à segunda volta era 9º, mas acabou por ficar isolado em pista, vindo a perder ritmo nas últimas voltas. Numa prova em que o muito frio e vento que se sentiu em Valencia tornava útil que os pilotos se ajudassem mutuamente em pista, tirando vantagens na aerodinâmica, o fato de o José Pinheiro estar isolado fez com que se tornasse presa fácil na fase final da corrida, para os quatro pilotos que ‘colados’ o perseguiam. O português acabou por ser ultrapassado por todo o grupo, caindo para o 13º lugar. José Pinheiro ainda tentou ganhar mais posições mas na última volta optou por garantir um excelente 13º posto, tendo em conta a sua inexperiência internacional e o alto nível dos seus adversários. O piloto português estava muito feliz no Final, já que o resultado lhe abre ótimas perspetivas para a nova temporada, que será exigente,tanto em Portugal como em Espanha e na IAME X30 Euro Series.

Texto: Oficial/ComuniKart
Fotos: ComuniKart/VVL Sport Image

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas