Dom. Set 27th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Kartódromo de Palmela Vai Ter Versão Virtual Nas Próximas Semanas

4 min read

 

A Karting Global já havia anunciado a 3 de Janeiro deste ano que representaria na Península Ibérica a Grid Kart Brasil, que naquele país da América do Sul se dedica à construção de kartódromos virtuais para o simulador Automobilista. Agora, temos o maior orgulho em anunciar que o primeiro kartódromo português a avançar oficialmente para uma versão virtual é o KIP, Kartódromo Internacional de Palmela. Numa primeira fase, esta pista estará apenas disponível para o simulador Automobilista. No entanto, é bem possível que em seguida se possa avançar para versões oficiais do traçado noutros simuladores que incluem o karting nos seus conteúdos.

O Que É A Simulação E Um Kartódromo Virtual?

Embora o ‘fenómeno’ ainda seja relativamente desconhecido em Portugal, a simulação de automobilismo e karting já é demasiado relevante em todo o mundo, com largas centenas de milhares de praticantes. Em certos países europeus, como é o caso da Alemanha, a simulação já é reconhecida oficialmente como alínea do desporto automóvel. Em Portugal, convém saber que a FPAK já está a atribuir licenças desportivas para simulação. Em países como os Estados Unidos ou o Brasil, a simulação tem verdadeiras legiões de praticantes, todos eles verdadeiros apaixonados do desporto automóvel. E o que é a simulação?

Esta e a imagem de cima mostram o mapeamento do Kartódromo Internacional de Palmela, que já foi iniciado pela equipa técnica da Grid Kart Brasil.

Muitas vezes caímos no erro de confundir a simulação com os video jogos de automobilismo. Na realidade, embora muitos jogos tragam um realismo gráfico que nos leva para este tipo de comparação, existem detalhes específicos que distinguem um simulador de um video jogo. Dito de forma muito resumida, um simulador deve ter a capacidade de recriar com o máximo detalhe uma pista e uma competição na realidade. Deve ter um conceito de física credível ao nível do comportamento dos carros/karts, assim como do desempenho dos seus componentes: motor, combustível, aerodinâmica, pneus. Deve ter a real capacidade de reagir de forma coerente no que toca às alterações que fazemos no capítulo do ‘setup’. Da mesma forma, as pistas devem ser o mais reais possível, para serem comparadas com a versão do dia a dia que lhes deu vida, assim como devem proporcionar o desafio físico que as torna próximas da realidade, seja na exigência da condução, como nas consequências da sua utilização, nomeadamente na acumulação de borracha (que apenas alguns simuladores utilizam). Nas próximas semanas a Karting Global irá dar exemplos práticos do que distancia a simulação do video jogo.

O Intenso Trabalho Para O KIP Já Começou

Desde há algumas semanas, após a decisão do Kartódromo Internacional de Palmela em avançar para uma versão virtual oficial, passou-se a uma fase de pré-produção, seguindo as indicações da Grid Kart Brasil. Num determinado dia, passaram-se horas no Kartódromo de Palmela, onde foram efetuados vídeos específicos e mais de trezentas fotos, para que nenhum detalhe ficasse por reproduzir.

Durante as próximas semanas, a Karting Global irá várias vezes trazer-lhe em reportagem a evolução desta nova pista virtual, que em breve estará disponível para o simulador Automobilista.

O Que É Automobilista?

Titulado e desenvolvido pela Reiza Studios, o simulador Automobilista é um dos mais utilizados e com melhores críticas por parte de uma extensa comunidade. No que diz respeito à física e sensações provocadas pelo seu conteúdo, é dos mais utilizados em todo o mundo para competições virtuais, num lote em que se incluem outros títulos como o iRacing, rFactor 2 e Assetto Corsa. Entre os seus conteúdos oficiais estão a exclusiva capacidade de recriar o campeonato brasileiro de Stock Car, a Copa Petrobrás de Marcas, entre muitas outras competições. Tem no total, mais de duas dezenas de competições (carros) e inúmeras pistas de todo o mundo, embora se destaque dos outros simuladores por ser o único com as versões oficiais de praticamente todos os autódromos brasileiros, que incluem versões que já não são utilizadas. Pode ser adquirido na Steam.

Quem É A Grid Kart Brasil?

Chefiada pelo brasileiro e entusiasta de karting, Silvano Silva, a Grid Kart Brasil dedica-se exclusivamente ao desenvolvimento de traçados virtuais de karting para o simulador da Reiza Studios. Esta estrutura tem neste momento já disponíveis no mercado mais de 20 kartódromos brasileiros e alguns internacionais, como por exemplo a pista de Le Mans onde se realizará este ano o Rotax Max Challenge International Trophy. Todas as pistas no ‘portfolio’ da Grid Kart Brasil surgem a título oficial e a pedido das entidades que gerem as pistas na realidade, o que diz um pouco da competência desta estrutura e do cuidado que dá às suas produções. Um dos últimos trabalhos que realizou foi o Kartódromo Municipal de Cascavel Delci Damian, onde se corre este ano, em julho, o Brasileiro de Kart. A Grid Kart Brasil foi também a autora da versão virtual do Circuito Internacional Paladino, onde se correram o ano passado as Finais Mundiais Rotax Max Challenge. Aliás, convém dizer que foram muitos os pilotos presentes naquela prova, que treinaram e conheceram em detalhe o traçado através da versão virtual da Grid Kart Brasil para Automobilista.

Daqui a umas semanas, o Kartódromo Internacional de Palmela passa para além das fronteiras portuguesas para o mundo, acessível por via virtual. É o sinal dos tempos.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©VVL Sport Image (José Lourenço) e Silvano Silva (Grid Kart Brasil)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas