Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 3, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Miguel Couteiro

3 min read

 

Cedo começou a mostrar aptidão para conduzir. Com apenas um ano, conduzia uma moto eléctrica de três rodas oferecida pelos avós. Rapidamente se tornou monótona, então começou a procurar o limite para se desviar dos objectos. Decorria o Ano 2013, quando uma vizinha que se encontrava ligada ao karting, informou sobre um evento organizado pela RIAKART, em Viana do Castelo, para angariação de novos pilotos, no qual participou. Daí a entrar no mundo do karting de competição, foi um ápice.

Entrar Num Mundo Novo, Cheio de Vontade

Em 2013 (sem experiência na competição), participa no Campeonato Nacional de Karting na categoria Iniciação onde pontua regularmente entre os 10 primeiros, garantindo por duas vezes a melhor volta em prova e a primeira Pole Position. Conseguiu o seu primeiro pódio – 3º lugar – na última prova do Troféu Regional de Karting do Oeste onde também participou.

Em 2014, volta a participar no Troféu Regional de Karting do Oeste, no Campeonato Nacional de Karting e na Taça de Portugal de Karting, sagrando-se Campeão do Troféu Regional de Karting do Oeste com a maior pontuação possível (ganhou todas as provas), sagra-se Campeão Nacional de Karting, com uma última prova decisiva disputada à chuva. Conquista ainda o 2º lugar na Taça de Portugal de Karting e é 2º lugar na Taça, prova com uma recuperação fantástica de último a segundo devido a um toque de um adversário quando era líder.

Em 2015, subida de categoria para os Cadetes, participa no Troféu Regional de Karting do Oeste, no Campeonato Nacional de Karting e na Taça de Portugal de Karting. Foi um ano de muita aprendizagem e evolução, mais importante do que os resultados foi aprender a lidar com velocidades muito mais elevadas, pontos de travagem e comportamento de um carro de maiores dimensões. Contudo, não deixou de surpreender quando conseguiu um 4º lugar na última prova do Troféu Regional de Karting do Oeste, à chuva.

Em 2016, repete a categoria Cadetes no Campeonato Nacional de Karting e Taça de Portugal de Karting. Era importante começar a subir na tabela num Campeonato muito disputado e competitivo; o top 10 acaba por só aparecer a meio da época, com uma nova equipa mais competitiva, mantendo regularmente essa classificação nas restantes provas da época.

Em 2017, o último ano de participação na categoria Cadetes no Campeonato Nacional de Karting e Taça de Portugal de Karting, foi um ano difícil na sua curta carreira, pois era apontado como um dos fortes candidatos a lutar pelo título, mas os fracos recursos materiais que dispunha face à concorrência e as limitações técnicas da equipa não permitiam pódios. Foi um período difícil, saber que em termos de pilotagem era feito o impossível, mas os resultados teimavam em não aparecer, hipotecando um bom resultado no campeonato. O final dessa época fica marcado pela mudança de equipa e os pódios apareceram nas restantes provas disputadas: o 3º lugar na última prova do Campeonato Nacional e o 2º lugar na Taça e é novamente Vice Campeão da Taça de Portugal de Karting.

Em 2018, subida de categoria para Juvenis e participa como ‘rookie’ (estreante) no Campeonato Nacional de Karting e Taça de Portugal de Karting. Era um ano em que não se esperavam bons resultados pois a concorrência mais experiente era muito forte e acabou por conquistar no Campeonato Nacional três 3º lugares em cinco provas e volta a subir ao pódio no 2º lugar na Taça e é mais uma vez segundo classificado na Taça de Portugal de Karting.

PALMARÉS

  • 2018 – Categoria Juvenil
    2º Lugar na Taça de Portugal de Karting
    4º lugar – Campeonato Nacional de Karting (empatado em pontos com o 3º lugar)
  • 2017 – Categoria Cadetes
    2º lugar na Taça de Portugal de karting
    4º lugar – Campeonato Nacional de Karting (a 1 ponto do 3º)
  • 2016 – Categoria Cadetes
    8º lugar da Taça de Portugal de Karting
    7º lugar no Campeonato Nacional de Karting
  • 2015 – Categoria Cadetes
    9º lugar na Taça de Portugal de Karting
    19º lugar no Campeonato Nacional de Karting
    9º lugar no Troféu Regional de Karting do Oeste
  • 2014 – Categoria Iniciação
    Campeão Nacional de Karting
    2º lugar na Taça de Portugal de Karting
    Vencedor do Troféu Regional de Karting do Oeste
  • 2013 – Categoria Iniciação
    14º lugar no Campeonato Nacional de karting

Fotos: VVL (José Lourenço)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share