Dom. Set 20th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Opinião: Uma Análise Mais Profunda Ao Atual Kartódromo Internacional de Leiria

2 min read

 

Leiria reuniu no passado fim de semana pilotos e equipas que se fazem representar no Campeonato Português de Karting, mas conseguiu juntar também um sem número de técnicos de betuminoso e de pavimentação de pistas. Foi preocupante o que aconteceu em pista, mas também sei que o Núcleo Desportos Motorizados de Leiria, não estava nada satisfeito com o que se estava a passar pois ninguém de bom senso faz um investimento destes e fica impávido a assistir á degradação do novo tapete.

Várias foram as teorias que se ouviram, mas após varias consultas por nós realizadas nenhum técnico se atreveu a apontar um problema, mas sim um conjunto de fatores que podem ter interferido para que a pista não tenha reagido da melhor forma.

  • O tipo de Betuminoso (material vulgarmente conhecido por alcatrão)
  • O tipo de materiais utilizados
  • Condições climatéricas
  • Tempo de Compactação

São pelo menos 4 os fatores que podem ser responsáveis pelo que aconteceu, sendo o ultimo o mais apontado, pois tomando em consideração as altas temperaturas que se fizeram sentir e a oscilação térmica do dia para a noite, pode ter impossibilitado a solida compactação do novo tapete e por consequência o indispensável tempo de repouso para que tudo solidificasse condignamente.

Segurança indispensável, pois com o novo tapete surgiu um incremento de velocidade na ordem dos 5 a 7 km e penso ter sido este o principal fator para os 13 acidentes, 9 no sábado e 4 no domingo, que se deram na entrada da reta das boxes, vulgarmente conhecida por reta dos mecânicos.

Ora bem aqui está a meu ver o principal problema e que deve ser ponderado e resolvido!

A curva que antecede a reta dos mecânicos é um curva muitíssimo rápida onde os pilotos entram a fundo e onde rapidamente se percebe a falta de uma escapatória (como se pode observar por exemplo na pista de Motorland, que tinha exatamente o mesmo problema e que facilmente resolveram).

Imagem da entrada na reta da meta, na pista espanhola de Motorland.

Penso que não deve ser muito complicado de resolução e trará, tenho a certeza, a solução para estes acidentes. Quanto á pista tenho a certeza que ira ser devidamente corrigida e para o próximo ano estará em excelente estado, com o tapete impecável e ainda mais bonita do que estava este ano, para receber mais uma prova do Campeonato, fazendo jus às suas características de pista técnica, que é onde os pilotos e equipas têm de se apurar para obter bons resultados.

This slideshow requires JavaScript.

Texto: ©José Lourenço
Fotos: ©VVL Sport Image/José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas