Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 3, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Pilotos da Escola de Karting do Oeste Com Bom Desempenho em Leiria

4 min read

Santiago Ribeiro (Birel ART)

 

Santiago Ribeiro (Birel ART)

A Escola de Karting do Oeste (EKO) esteve muito bem representada a semana passada, durante a 3ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting KIA, prova organizada no Kartódromo Internacional de Leiria pelo Núcleo de Desportos Motorizados da cidade nas margens do Lis. Com três pilotos divididos por outras tantas categorias (Iniciação, Cadetes, Júnior), mais uma vez os pupilos desta estrutura sediada no Kartódromo Internacional de Bombarral tiveram um desempenho extremamente meritório.

Romeu Mello (Birel ART)

Na categoria Iniciação, Romeu Mello esteve bastante forte no dia de sábado, começando por garantir a pole position nos treinos cronometrados, altura em que marcou uma volta em 1m14.438s aos comandos do Birel ART, deixando o seu mais direto rival a 0.980s. À tarde, o piloto lisboeta venceu a 1ª manga de qualificação, mais uma vez explanando a sua superioridade face à concorrência, expressa nos 0.528s de avanço para o segundo classificado.
No Domingo, Romeu Mello tornou a estar em muito bom nível, não conseguindo, no entanto, traduzir em resultados tão positivos a sua prestação em pista. De manhã, na 2ª manga de qualificação, o piloto do #17 Birel ART terminou no segundo lugar, a 4.388s do vencedor e com sensivelmente a mesma distância para o terceiro classificado. À tarde, na Final, Romeu Mello sentiu dificuldades ao nível do motor, não conseguindo melhor que o derradeiro lugar do pódio, a 27.968s do vencedor. Ainda assim, foi extremamente positiva a performance geral deste muito jovem piloto, que após a 3ª etapa do campeonato ocupa a liderança da Iniciação na classificação, com 100,5 pontos, mais seis que o seu mais direto rival.

Diogo Caetano (Birel ART)

Na categoria Cadetes, Diogo Caetano representou dignamente a Escola de Karting do Oeste, exibindo-se também em bom nível no difícil traçado de Leiria, que para esta prova recebeu um novo tapete de asfalto, mas que se veio a revelar muito mais rápido e extremamente perigoso. No sábado, Diogo Caetano, garantiu o 12º melhor tempo nos treinos cronometrados com uma volta em 54.550s, ficando a 1.130s da pole position. Na 1ª manga de qualificação, com uma excelente prestação em pista, Diogo Caetano veio do 12º ao 7º lugar. No Domingo, as coisas começaram por não lhe correr bem de manhã, quando foi desqualificado na 2ª manga de qualificação, situação que o ‘atirou’ para o 15º lugar na grelha de partida para a Final. Nessa prova, Diogo Caetano recuperou até onde foi possível, concluindo no 11º lugar. Após a 3ª etapa do campeonato, Diogo Caetano ocupa o 8º lugar no campeonato, com 34,5 pontos.

Santiago Ribeiro

Santiago Ribeiro representou a Escola de Karting do Oeste na categoria Júnior. Aos comandos de um Birel ART, Santiago Ribeiro mostrou-se muito forte no sábado de manhã, garantindo a 3ª posição nos treinos cronometrados, com uma volta em 47.632s a deixá-lo a apenas 0.121s da pole position. À tarde, o piloto da Região Oeste concluiu a 1ª manga de qualificação no 4º lugar, exibindo-se uma vez mais muito forte na pista.

No Domingo, Santiago Ribeiro saiu para a derradeira manga de qualificação no 4º lugar, ‘embarcando’ para mais uma excelente performance, concluindo em 2º, a 2.258s do vencedor. Na Final, o jovem piloto saiu da 3ª posição, com aspirações a um pódio, mas acabou por se ver envolvendo num acidente, abandonando durante a primeira volta. Depois da notável prestação em que exibiu o seu talento em Leiria, Santiago Ribeiro ocupa o 10º lugar no campeonato, com 23,5 pontos.

This slideshow requires JavaScript.

“Na Iniciação, o Romeu Mello esteve muito forte, fez a pole e venceu a 1ª manga de qualificação, foi 2º na outra manga de qualificação e na Final arrancou na linha da frente, mas teve um problema mecânico, com o motor, acabando por não conseguir lutar pela vitória. Uma peça soltou-se para dentro do depósito de combustível e impedia que a gasolina chegasse ao motor. No arranque ficou muito lento e perdeu muito tempo”, disse Nuno Inácio, responsável máximo da Escola de Karting do Oeste. “Na Cadete, o Diogo Caetano esteve forte, mas sentiu muitas dificuldades em adaptar-se à pista e às condições difíceis que atrapalharam a vida a toda a gente. Ele treinou pouco e não se adaptou. Esteve bem na primeira manga e na segunda foi desclassificado por 100 gramas. Saiu da penúltima linha para a Final e acabou em 11º, recuperando quatro lugares. O Santiago fez um ‘corridão’, andou sempre no grupo da frente, fez 3º nos cronometrados e na primeira manga arrancou mal, teve uma ligeira saída de pista com a pista escorregadia e perdeu duas posições, recuperando até 4º. Na 2ª manga, saiu de 4º e terminou em 2º, outra vez muito forte. Na Final, saiu do lado de fora na partida, na volta de lançamento o kart perdeu aderência, ele saiu mal e acabou por ser empurrado e saiu de frente. Caiu para último e depois, ainda na primeira volta, teve uma saída de pista e embateu nos pneus e abandonou. Foi pena, pois estava muito forte, como se viu todo o fim de semana.”

Texto: ©ComuniKart
Fotos: ComuniKart/©VVL Sport Image (José Lourenço)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share