Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 5, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Rodrigo Seabra O ‘The Wolf’ da X30 Mini Que Foi Tratado Como Cordeiro em Valencia

3 min read

Rodrigo Seabra - MDC Racing (CRG/X30/Komet)

 

Rodrigo Seabra – MDC Racing (CRG/X30/Komet)

Sendo um dos três pilotos portugueses presentes na IAME Winter Cup que pretendia estar em evidência na categoria X30 Mini, o jovem Rodrigo Seabra foi sem dúvida o que saiu do Kartódromo Internacional Lucas Guerrero com menos razões (boas pelo menos) para recordar aquele que foi o maior evento de karting internacional em que até agora participou. O que fica para a história da presença deste simpático piloto na prova de Valencia são os resultados, que de fato não foram animadores. No entanto, se o azar foi presença constante nas corridas em que participou no fim de semana por terras de ‘nuestros hermanos’, convém ressalvar alguns detalhes da sua participação, pois justiça seja feita, o Rodrigo esteve bem em pista e mostrou as suas qualidades como piloto, ficando depois demasiado dependente das decisões da organização da prova, que em quase tudo prejudicaram o português.

Azar Não Justifica Tudo

Tal como havíamos referido em postagem anterior, Rodrigo Seabra bem podia ser premiado na categoria ‘azar’, tal foi a quantidade que recebeu durante o passado fim de semana. Mas será que o azar justifica tudo? Não! O piloto português esteve combativo em pista e com desempenhos idênticos aos outros dois portugueses que competiram na X30 Mini. Se é bem verdade que acabou por estar muitas vezes no lugar certo na hora errada, sendo vítima (passageiro) em acidentes, não o é menos o fato de em demasiadas situações ter sido penalizado pelas más decisões ou falta de decisões, da direção de prova, que dizemos com frontalidade, errou demasiado este fim de semana e sempre com pilotos portugueses envolvidos.

Em pista, Rodrigo Seabra foi mostrando talento e rapidez e isso não passou despercebido ao competente e simpático comentador oficial do evento, que de imediato lhe entregou o nome ‘The Wolf’, sempre que se referia ao piloto da Maia. Na primeira manga de qualificação, das três que se disputaram no sábado, Rodrigo Seabra, foi envolvido num acidente com vários outros karts, sendo a sua prova prejudicada numa situação de corrida. Na segunda, foi envolvido num acidente, em que foi tocado por trás e acabou em carambola. No final de uma corrida em que acabou 24º, foi penalizado em cinco segundos pelos danos no bico dianteiro. Esta é uma daquelas situações em que a organização faz com que se aplique a regra do ‘pagar o justo pelo pecador’. Na terceira manga de qualificação, tornou a ser mais uma vítima num acidente em que foi tocado por um piloto que entrou na pista em sentido contrário à mesma e que apenas foi penalizado com cinco segundos.

Finalmente, para o dia de Domingo, estavam mais ‘azares’ reservados a Rodrigo Seabra. Na Pré-Final, foi empurrado por um adversário para fora da pista na primeira volta. Visto que assistimos ao incidente e à forma como se deu o embate na lateral dianteira do piloto, é bem provável que tenha havido danos no bico. Aliás, embora na Pré-Final o jovem português tenha efetuado uma notável recuperação que o colocou no 26º posto, a penalização de bico que lhe foi imposta à posterior atirou-o para o 31º lugar.

Na Final, tornou a estar no local certo à hora errada e foi de novo vitima de um acidente que condicionou toda a sua prova. E assim se ‘estraga’ o resultado de um fim de semana para o qual o jovem piloto e a sua competente equipa muito trabalhou. Rodrigo Seabra está inserido na MDC Racing, equipa brilhantemente gerida por um ex-Campeão, o espanhol Oriol Dalmau.

Resta agora ao menino da Maia, que a espontaneidade com que se expressa, em pista e fora dela, seja classificada mais pelo seu desempenho que pelos excessos dos seus adversários, já a partir da sua próxima prova internacional.

This slideshow requires JavaScript.

Texto: ©Jorge Cabrita (em Valencia)
Fotos: ©VVL Sport Image (José Lourenço)

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share