Dom. Set 20th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Sodi World Series Correu-se em Viana do Castelo

4 min read

 

O Kartódromo Internacional de Viana do Castelo foi no passado fim de semana o palco das 6 Horas de Viana do Castelo em Karting, prova inserida no calendário das Sodi World Series, evento internacional que utiliza os vulgarmente conhecidos karts de aluguer, com motores de 4 tempos e que foi organizada pela RIAKART. A prova atraiu 31 equipas, sendo um sucesso organizativo e competitivo. Entre as participantes, referência para as 13 equipas internacionais, divididas entre Espanha (6), França (4), Arábia Saudita (2) e Bahrein (1), que se juntaram às 19 formações portuguesas.

O pódio final das 6 Horas de Viana do Castelo em Karting.

A prova foi ganha pela formação portuguesa, PS&A Advogados 2, que sempre se foi revelando uma das mais competentes em pista. Aliás, prova disso é o facto de esta equipa ter também garantido o melhor tempo dos treinos cronometrados, o que lhes deu acesso directo a sair da pole position.

Ao cabo de seis horas de prova, a formação ‘dos advogados’ superiorizou-se à concorrência com uma vantagem de “43.586s. Atrás deles, chegou a Ice Racing Team, formação do Bahrein que andou sempre na luta pelo primeiro lugar. O derradeiro lugar do pódio foi para a SLD Racing, equipa oriunda da Arábia Saudita.

Houve muita disputa e divertimento em pista, até chegar a noite a Viana.

Durante as seis horas de corrida houve muita disputa por todas as posições, com uma mescla de talento que se dividiu entre pilotos amadores bastante rápidos, juntamente com ‘profissionais’, assíduos participantes no campeonato nacional de karting e troféu Rotax, além de aqui e ali estarem também presentes alguns campeões de outros tempos.

No plano competitivo, resta referir que nas derradeiras posições do top cinco ficaram classificadas, a francesa Joker Team e a Campera Racing Team 1, liderada pelo grande campeão, Frederico Viegas.

Prémios Convidativos

Para os três primeiros classificados na prova, estavam disponíveis prémios de diferente importância, mas todos de elevada motivação. Os vencedores, ganharam o acesso a disputar as 6 Horas de Karting RKC, em Paris, prova que se disputa no próximo fim-de-semana. Para a equipa que ficou em segundo lugar, está garantida a inscrição nas 6 Horas de Palmela em Karting, prova que se realiza a 8 de Dezembro no KIP. A formação 3ª classificada, ganha a inscrição no Troféu de Karting de Viana do Castelo, em 2019.

Muitos Pilotos de Competição Presentes

Neste evento, foi possível encontrar ‘gente’ mais habituada a outro tipo de corridas de karting. A equipa Mai Team era composta apenas por pilotos regulares no campeonato nacional, como é o caso de Ilídio Fernandes, Vítor Mendes e Paulo Martins. Também a formação RAC Staff contava com um ‘habitué’ da alta competição em karting, João Ferreirinhas. Na equipa Raíz Carisma, estava ao volante Luis Alves, um jovem talento, campeão nacional da categoria Juvenil em 2016 e 2017 e que se estreou aos comandos de um kart da Júnior na Taça de Portugal, deixando desde logo um bom registo com o melhor tempo dos treinos cronometrados. Para além destas presenças, actualmente envolvidas na alta competição, esteve ainda em Viana um dos nossos mais talentosos pilotos de karting e automóveis de todos os tempos. Frederico Viegas foi um dos esteios que garantiu à Campera Karting Racing Team 1 um lugar no top cinco. Além disso, esteve em Viana uma das referências de sucesso no Troféu Rotax, Bruno Borlido, que fazia parte da Fraser Rent A Car.

As 6 Horas de Karting de Viana do Castelo em Imagens

Com esta prova a ser acompanhada pelo ‘nosso’ José Lourenço,  foi possível assegurar uma competente reportagem fotográfica, da qual aqui vos deixamos um álbum devidamente comentado.

Texto: Jorge Cabrita
Fotos: José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas