Sáb. Set 26th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Taça de Portugal Proporciona Encontro de Gerações

5 min read

 

A Taça de Portugal de Karting, realizada no início do mês de novembro no Kartódromo Internacional do Algarve, tornou ser o ponto alto da temporada competitiva da modalidade no nosso país. Evento especial, reuniu um elevado número de pilotos participantes, alguns deles que encontram neste evento um motivo para o regresso à competição. A Taça é a verdadeira expressão da ‘festa do karting’ no nosso país e isso é, por si só, motivo para que muitos queiram fazer parte desta iniciativa.

Na edição deste ano da Taça, pudemos inclusive constatar que havia uma grande diferença etária entre o mais jovem participante e o mais ‘maduro’. A oportunidade de os juntar para a pequena história que aqui vos trazemos era única e a Karting Global não a desperdiçou. Assim sendo, aqui ficam juntos e para a posteridade, o Xavier Lázaro, com os seus 5 anos de idade e o Telmo Oliveira, uma das mais queridas e respeitadas personagens do ‘paddock do nacional’, já senhor dos seus 63 anos.

É bem verdade que a paixão pelo karting não escolhe idades e disso temos aqui dois belos exemplos.

Xavier Lázaro – 5 Anos de Idade

Xavier Lázaro

Com 5 anos de idade, Xavier Lázaro é o mais jovem piloto a disputar provas do calendário nacional de karting em Portugal. Após dar os seus primeiros passos com o pai, ainda com quatro anos de idade, no Kartódromo de Évora, o Xavier de imediato se sentiu bastante à vontade, desde logo por não ter qualquer sensação de medo. Sempre acompanhado pelo pai, o também piloto de karting, Vasco Lázaro, este pequenino e sempre bem disposto ‘piloto de palmo e meio’ experimentou na altura o mesmo equipamento que a sua irmã, mais velha, também em tempos havia testado. Pelo à vontade mostrado e alegria por estar ao volante, a primeira opção a seguir foi disputar os treinos, previstos no programa do campeonato nacional para a categoria Iniciação.

A vontade do Xavier em treinar e competir teve desde logo como consequência, o regresso do pai às corridas, das quais se havia afastado há alguns anos. Enquanto o Vasco (o pai) apostava em regressar às corridas da X30 Shifter, o Xavier recomeçou um programa de treinos que o manteve minimamente preparado para poder começar a competir, assim que completasse os cinco anos de idade, algo que aconteceu a tempo de ainda fazer duas provas do campeonato e concluir a época com a disputa da Taça de Portugal, que decorreu no início deste mês de novembro, no Kartódromo Internacional do Algarve.

Agora, com a época já terminada, o piloto vai prosseguir a sua aprendizagem, sempre acompanhado pelo pai, com treinos regulares no Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), inserido na equipa que já este ano o acolheu, a Cabo Júnior Team.

Xavier Lázaro

Telmo Oliveira – 63 Anos de Idade

Telmo Oliveira

Telmo Oliveira é um personagem há muitos anos conhecido nos paddocks do nacional e também de uns troféus de karting, como os que se realizam em Palmela (Troféu KIP). É um verdadeiro exemplo da forma como alia uma empenhada e bem sucedida vida empresarial à não menos importante, ainda que lúdica, paixão pelo karting de competição. Bem conservado nos seus 63 anos de idade, com uma condição física de fazer inveja a muitos pilotos com ‘metade das suas primaveras’, o Telmo pratica a modalidade desde os primórdios do Kartódromo Internacional de Palmela. Com habitação e empresa estabelecida nos arredores de Sintra, cedo se deixou seduzir pela proximidade do kartódromo à beira da Serra da Arrábida para dar azo ‘ao pedal’ e desfrutar de uma das mais intensas formas de automobilismo que se conhece. Primeiro na brincadeira com um grupo de amigos, onde se incluía o Vasco Lázaro (pai do Xavier Lázaro) e o seu sogro (avô do Xavier Lázaro), pouco depois o Telmo acabou por se deixar seduzir pela intensidade e comprometimento da competição. Convém referir que o Telmo comprou um kart de 100cc logo no primeiro dia em que treinou em Palmela. Bem se pode dizer que, ‘foi tiro e queda’.

Começando pelos karts de 100cc, na estrutura FCK (Fernando Cabo Karting – actualmente Cabo Júnior Team), mantendo a filosofia de primordialmente treinar com amigos, já que as mais valias do karting eram a diversão, o Telmo acabou por se deixar rapidamente seduzir pelos 125cc. “Fui experimentar um 125 e depois de umas voltas à pista, parei e disse ao Cabo. Cabo, acabou os 100 pra mim, não quero andar em mais nada sem ser o 125. Quanto custa? Quero comprar, faz favor vende o meu 100”. E assim foi, aliás quem conhece o Telmo sabe como ele é espontâneo nas palavras, nunca rejeitando entre amigos  a oportunidade de apimentar as frases com um suave vernáculo. E assim se fez, como nos explicou o Telmo, a transição do 100cc para o 125cc, um CRG que comprou ‘ao Cabo’.

Telmo Oliveira

Alguns anos mais tarde, acabou por entrar para a equipa Norma, do saudoso Norberto Martins, sempre na 125cc, mas agora aos comandos de um TonyKart. Nesta nova estrutura, o Telmo era um no meio de uma imensidão de pilotos aos comandos de karts de 125cc. No entanto e porque, ‘velhos são os trapos’, embora o mais velho da estrutura, o Telmo sempre foi reconhecido como um piloto maduro, mas rápido. Aliás, o seu andamento não passou despercebido ao, na altura importador da Intrepid para Portugal, Hélder Oliveira, que acabou por ‘chamar’ o Telmo, em 2006, para ser a aposta da marca no Troféu de Palmela, aos comandos de um chassis de 125cc. O Telmo aceitou a proposta/desafio e correspondeu em pista, vencendo a competição, à frente de alguns dos mais importantes nomes da categoria, regulares participantes no campeonato nacional.

Nos últimos anos, por força da sua empenhada vida profissional, o Telmo Oliveira fez uma pausa na competição, regressando este ano na Taça de Portugal, no Algarve. Para quem esteve presente no KIA, ficou claro que o ‘jovem’, sempre bem disposto, mantém intactas todas as suas características de pilotagem, algo que decerto o vai ‘empurrar’ para esporádicas presenças nas pistas do nacional, em 2019.

Texto: Jorge Cabrita
Fotos: José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas