Sex. Set 25th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

 

A Korridas, importador para a Península Ibérica da Rotax e organizadora das competições monomarca do construtor de motores austríaco, em Portugal e Espanha, já fez saber o que muda em 2019, relativamente ao Troféu Rotax, no nosso país.

Menos Fins de Semana Mas Mais Corridas

Uma das grandes novidades para o ano é a redução de cinco para quatro fins de semana de corridas. Muda-se esse cenário, mas incrementa-se a dinâmica no fim de semana, passando a haver uma etapa por dia, com duas corridas. Resumindo e concluindo, oito etapas na temporada, para 16 corridas. Desta forma, transforma-se completamente a dinâmica da competição, com um processo de treinos e corridas a cada um dos dias do fim de semana. Relativamente às datas e pistas, enquanto se espera a confirmação dos calendários de karting CIK-FIA, para a partir daí se definirem, o calendário do Troféu Rotax e Open Rotax, a Korridas já tem pelo menos uma ideia de quando pretende disputar estas provas . No esboço inicial, a ideia é realizar o primeiro fim de semana de provas em fevereiro/março, o segundo em abril/maio, seguindo-se junho/julho, terminando a época em setembro. Relativamente a pistas, a ideia é tentar abranger na competição toda a extensão do território nacional. relativamente ao Open Rotax, está pensado o dia 3 de fevereiro, em pista a indicar.

Motores e Preços

Em 2019, a entrega de motores e carburadores aos pilotos será feita na sexta-feira de cada evento, podendo estes utilizá-los nos treinos livres desses dias. Os pilotos poderão mudar de motor e carburador duas vezes por fim de semana. Relativamente ao programa, este terá treinos livres não-oficiais na sexta-feira, treinos livres oficiais, cronometrados e corrida no Sábado, repetindo-se o mesmo programa no dia seguinte. Os treinos livres de sábado serão mais longos, para compensar quem não pôde treinar na sexta-feira.

No capítulo dos preços, a Korridas desdobra-se em esforços para tornar a fazer crescer as grelhas de partida do Troféu Rotax. Assim sendo, numa versão ‘tudo incluído’ (pneus, inscrição, aluguer de pista, motor/carburador), a época custará por fim de semana: 175 Euros na Micro-Academy; 580 Euros na Micro; 700 Euros na Mini; 820 Euros na Júnior; 880 Euros na MAX (c/motor de sorteio) ou 650 Euros (c/motor próprio); 650 Euros na DD2/DD2 Master.

MAX Com Novos Motores

No capítulo técnico, embora não haja alterações, haverá novos motores para a MAX, com os pilotos a poderem usar equipamento próprio, devidamente selado pela Korridas. Os pilotos poderão adquirir os seus próprios motores, exclusivamente à Korridas, ou aos seus agentes em Portugal ou Espanha.

Nas categorias Micro e Mini, é a Korridas quem fornece os restritores de escape juntamente com os motores. Está a ser estudada uma solução nos carburadores da Micro, que permita uma mais fácil carburação.

Seis Pilotos Para as Finais Mundiais

Tal como tem vindo a acontecer, os vencedores do Troféu Rotax 2019 têm presença assegurada na Final Mundial Rotax, em finais de outubro, sendo a Micro-Academy a excepção a esta regra.

As inscrições para o Troféu Rotax 2019 abrem em dezembro, no site da Korridas.

Texto: Jorge Cabrita
Fotos: José Lourenço

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas