Sáb. Set 26th, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

Uma Volta ao Circuito Internacional Paladino

3 min read

 

Numa semana em que todas as atenções estão viradas para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que se realizam no Circuito Internacional Paladino, nos arredores de João Pessoa, a Karting Global achou que seria boa ideia apresentar uma volta ao traçado, aos comandos de um kart. Só que quisemos inovar e e então, porque não fazê-lo na versão virtual da pista? Mãos à obra e chegámos à conversa com Silvano Silva, um dos responsáveis pela concepção em simulador desta pista. Silvano Silva desenhou esta pista, sob encomenda do proprietário do kartódromo do estado da Paraíba, quando este traçado ainda nem asfalto tinha. Depois de pronta, a pista virtual foi colocada num dos simuladores de referência da actualidade, aquele em que mais facilmente se encontram traçados virtuais, baseadas nos verdadeiros, no Brasil. Venha então daí, aproveite a ‘carona’ para uma volta ao Circuito Internacional Paladino, no simulador Automobilista. Para se ter uma ideia do realismo desta simulação, nesta volta fomos 1.3 segundos mais lentos que o tempo obtido por Guilherme Oliveira nos treinos cronometrados da Júnior. Com mais tempo de treino e trabalho de ‘setup’ no kart, teria sido possível reduzir essa diferença.

Conhecendo um Pouco Mais a Grid Kart Brasil

Não deixa de ser curioso que exista uma empresa, que profissionalmente se dedica à concepção de traçados virtuais de karting, que são réplicas autênticas de pistas por esse mundo fora. A Grid Kart Brasil, consiste num grupo de apaixonados do desporto motorizado, que munidos de um notável talento na criação e desenho gráfico, acabaram por encontrar uma forma de unirem estas duas vertentes. Começaram por desenhar algumas pistas, mas o rigor e qualidade do trabalho apresentado depressa ‘escorregou’ para além das fronteiras do Brasil. Neste momento, a Grid Kart Brasil já conta com um invejável portfólio de pistas virtuais de karting por esse mundo fora. Só no Brasil, têm mais de 15 pistas criadas, para o simulador Automobilista. Ou seja, praticamente todos os kartódromos do ‘país irmão’ encomendaram trabalho à Grid Kart Brasil, até porque hoje em dia existe um significativo interesse por parte dos destes complexos desportivos, em terem no seu espaço simuladores para lazer dos clientes. Quando nos simuladores, é possível ter a própria pista, a ‘brincadeira’ fica muito mais interessante.

O trabalho desta empresa de apaixonados do desporto motorizado e da simulação não se tem restringido, nem aos kartódromos, nem apenas ao Brasil. Internacionalmente, a pedido da NEC, a Grid Kart Brasil fez uma versão virtual do Autódromo Hermanos Rodriguez (nova versão), em exclusivo para a equipa de F1, Sahara Force India. Essa mesma versão foi utilizada pelos pilotos da equipa para treinar o Grande Prémio e durante o evento, para lazer dos seus convidados. Também sob encomenda dos proprietários, desenvolveu uma versão virtual do kartódromo de Le Mans (França).

Sendo este um espaço de karting, achámos que o tema era interessante, especialmente quando existe a versão virtual da pista onde se correm este fim-de-semana as Rotax Max Challenge Grand Finals e até houve pilotos que estão no evento que treinaram nesta versão virtual do Circuito Internacional Paladino, tal como o fez o sueco Henrik Anderson.

Esta semana, um dos responsáveis da Grid Kart Brasil, Silvano Siva, foi entrevistado pelo canal de televisão Globo Esporte, num conteúdo em que o seu trabalho foi devidamente valorizado. Aqui está o video desse programa.

Texto: Jorge Cabrita
Foto: Rotax

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share
Ir para a barra de ferramentas