Ir para a barra de ferramentas
Dezembro 3, 2020

Tudo sobre o Karting de competição

, , , , , Rotax Challenge Grand Finals, SARNO, International Race, © KSP Reportages

Considerado como um elemento indispensável para o sucesso das grandes competições, o Race Control, pode, no entanto, afastar alguns organizadores devido ao seu custo e complexidade. De forma a solucionar esta questão, a empresa portuguesa, Wise Frontier (WFR), desenvolveu um sistema tão simples de configurar como de utilizar, e que já deu provas da sua excelente eficácia em prestigiosos eventos.

A equipa de Race Control da Wisefrontier concebeu e desenhou toda a solução com base na experiência pessoal dos seus técnicos em corridas, e como oficiais reconhecidos na gestão desportiva dos eventos. Graças ao seu grande conhecimento de terreno, sentiram a necessidade de criar um pacote especialmente adaptado à competição, que tem vindo a confirmar o seu potencial desde as suas primeiras utilizações em 2014.

Facilidade e rapidez de implementação


O primeiro ponto no qual a WFR baseou o seu sistema, com ajuda do progresso da tecnologia, diz respeito à facilidade de instalação, implementação e desinstalação. Graças à sua maestria, a equipa da WFR tem a capacidade de rapidamente posicionar um número suficiente de câmaras nos locais mais estratégicos. A solução é adaptável e autónoma em qualquer situação. A utilização de câmaras telecomandadas permite mudar a perspectiva. O sistema da WFR é adaptável a qualquer pista e permite a redução de 80% do tempo normal de uma instalação convencional, um dia é suficiente para a montagem e a desmontagem é feita em apenas algumas horas. A economia de tempo e despesas é verdadeiramente impressionante.

A sala de controlo pode ser facilmente instalada numa área do circuito, permanecendo assim em contacto com os oficiais e participantes. Muito embora a solução mais comum seja a multi-screen, o sistema da WFR funciona muito bem apenas com um único ecrã de controlo, em modo de várias janelas. A qualidade das câmaras e o desempenho do software fazem a diferença durante as corridas.

This slideshow requires JavaScript.

Uma eficácia imparável

A experiência da competição não foi apenas útil para a concepção do projecto da WFR. A sua exploração apoia-se igualmente numa equipa das mais qualificadas, tanto técnica como desportivamente. Personalidade reconhecida no meio desportivo, Manuel Branco é um exemplo perfeito: «Eu próprio pilotei durante vários anos antes de passar para o outro lado da competição, enquanto director de corrida. Possuo um grande conhecimento do material e das situações de corrida. Isso permite-me intervir de forma rápida e sabiamente para filtrar as informações pertinentes a fornecer aos comissários desportivos, para que eles possam tomar as decisões com conhecimento de causa. É toda a filosofia da WFR. Cada uma das nossas equipas é composta por dois operadores e um director de corrida, todos licenciados pela sua ASN, que dominam o assunto na ponta dos dedos. Não podemos encontrar melhor em termos de eficácia.»

A qualidade dos serviços da WFR encontra-se igualmente no seu relacionamento com os pilotos. Estes podem pedir para ver as imagens do incidente que lhes concerne, serem ouvidos e perceberem a imparcialidade das decisões. Se os clientes estão satisfeitos, o promotor está satisfeito e a equipa da WFR contribui assim para o sucesso do evento.

Referências

A WFR desenvolveu o seu sistema de Race Control em 2013 e começou a assegurar as suas prestações a partir de 2014, em Portugal e em Espanha. A sua actividade estende-se agora a vários países europeus, como a França, assim como à América do Sul. A WFR colaborou nomeadamente no sucesso da Rotax Max Challenge Grand Finals 2018 em Paraíba (BRA) e em 2019 em Sarno (ITA), à Rotax Max Challenge International Trophy 2019 em Le Mans (FRA) e ainda à National Series Karting em França.

Outras atividades

Com as suas competências, a WFR é capaz de gerir a rede wi-fi dos maiores eventos, como este ano em Sarno, com mais de 2500 pessoas conectadas. A WFR tem em desenvolvimento um projecto de live streaming de qualquer competição, no mesmo espírito que o Race Control: eficácia, simplicidade e economia são as palavras-chave.


Texto; Press WFR

Imagens; VVLSportImage/José Lourenço e KSP

Translate »
error

Gostou do nosso trabalho? Por favor, partilhe :)

LinkedIn
Share